Veículos de Comunicação

Alerta

Três Lagoas registra 23 internações por Influenza

Cobertura vacinal contra a gripe Influenza está em 71,9% nos grupos prioritários

Cobertura vacinal contra a gripe Influenza está em 71,9% nos grupos prioritários - Arquivo
Cobertura vacinal contra a gripe Influenza está em 71,9% nos grupos prioritários - Arquivo

Vinte e três pacientes infectados   pelo vírus da gripe Influenza A, moradores de Três Lagoas,  precisaram de internação nos hospitais da cidade entre janeiro e outubro deste ano. O dado serve de alerta às autoridades porque, além destes casos, outros 148 moradores foram hospitalizados por conta de complicações desencadeadas após contaminação do vírus da Covid-19. 

Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, no período, foram registrados 367 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que são hospitalizações em decorrência às complicações de infecções respiratórias, como pneumonias, Covid-19 e a gripe Influenza.

O relatório mostra que dos 23 casos de hospitalizações por Influenza A, 20 deles eram em pacientes com o vírus H3N2. A Influenza A pode ser prevenida pela vacina contra gripe Influenza. “O imunizante ofertado no SUS protege a pessoa contra os dois tipos de vírus da Influenza A – tanto o H1N1 quanto o H3N2”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Três Lagoas, Adriana Spazzapan.

Segundo ela, a cobertura vacinal, especialmente nos grupos prioritários, preocupa. E o risco de óbitos provocados pela Influenza não é descartado. “São vacinas que foram liberadas até para o público geral do município e os prioritários, que possuem mais vulnerabilidade, ainda não estão totalmente protegidos”. Até o momento, Três Lagoas registra 71,9% dos grupos prioritários vacinados.