Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas registra aumento nos casos de tráfico de drogas

Polícia já apreendeu mais de 113 quilos de drogas neste ano

Aumentou o número de casos de tráfico de drogas e uso de entorpecentes em Três Lagoas em 2014, segundo informações do balanço das operações realizadas pela Seção de Investigações Gerais da Polícia Civil (SIG) e Polícia Militar de Três Lagoas.

Durante o ano foram registradas 204 ocorrências envolvendo este tipo de delito, um aumento de 6% comparado a 2013, que registrou 192 casos. Dezenove pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.

Foram lavrados dezenove autos de prisão em flagrante por crimes de tráfico de drogas, resultando em um total de 31, 257 quilos de cocaína apreendidos, além de 82,505 quilos de maconha.

A polícia executou em 2014 a operação policial denominada “Mago”, que resultou na prisão de 15 pessoas, acusadas de participação em organização criminosa voltada a prática de crimes de tráfico de drogas na cidade.

Operações realizadas pela policia apreendeu 21 veículos ligados ao tráfico, sendo nove carros e doze motocicletas.  No total mais de R$57 mil em espécie foram capturados em operações de combate ao tráfico e lavagem de dinheiro. E apreendidos 31,257 quilos de cocaína e 82,505 quilos de maconha.

Para o delegado regional da Polícia Civil Vitor Lopes, o aumento está ligado com acréscimo de pessoas que a cidade recebe há anos, aumenta a população e consequentemente aumenta o tráfico. “Esse aumento não aconteceu somente em Três Lagoas, mas também em todo o país. Junto com ele também cresce os casos de furtos para o consumo de drogas.”

Vitor ressaltou o aumento no consumo de craque na cidade, uma droga de baixo valor, se tornando mais acessível aos usuários. O estado faz divisa com Paraguai principal produtor de maconha e a Bolívia, principal produtor de cocaína e seus derivados.

Em Três Lagoas, as pessoas que são atuadas usando entorpecentes recebem intimação para assistir uma palestra no fórum da cidade, na ocasião elas recebem orientações em relação esse problema de saúde.

O delegado explicou que não existe uma quantidade mínima para qualificar a pessoa como usuário ou traficante, e sim a circunstancia do flagrante.

Apesar dos altos números de ocorrência relacionados com o uso de droga, a principal ocorrência registrada na cidade é a violência doméstica, seguida pela lesão corporal no trânsito e em terceiro lugar o tráfico de drogas.

HOMICÍDIOS

Esse crime apresentou queda, pelo segundo ano consecutivo, no ano passado 17 pessoas foram assassinadas, em 2013, 24 pessoas e em 2012 ao todo 34 vítimas.

A cidade registrou dois crimes de latrocínio no ano passado, o último deles da adolescente de 12 anos, ocorrido no dia cinco de mês passado.

PRISÕES

No ano, 63 pessoas foram autuadas cometendo delitos em flagrante, e cumpridos 80 mandados de prisão. Ao todo 110 Inquéritos Policiais foram instaurados, depois de investigações e operações executadas pelo setor, desse total 70 já foram concluídos. Atualmente tramitam na policia civil,40 Inquéritos Policiais, todos referente à crimes de autoria desconhecida esclarecidos pela equipe de investigação.