Veículos de Comunicação

Alerta

Três Lagoas registra dois mil casos de roubos e furtos

Estabelecimentos comerciais na área central da cidade são alvos de ladrões

aRROMBAMENTO > Diversas lojas varejistas são invadidas no Centro da cidade, principalmente, na madrugada. - Reprodução/TVC
aRROMBAMENTO > Diversas lojas varejistas são invadidas no Centro da cidade, principalmente, na madrugada. - Reprodução/TVC

Sete ocorrências de roubos e furtos são registradas por dia, em Três Lagoas. O dado é do setor de estatística da Polícia Militar, que registrou 2.196 casos que envolvem esses dois crimes, entre os meses de janeiro e outubro deste ano, na cidade. Arrombamentos de imóveis e de estabelecimentos comerciais na área central estão na lista e chamam a atenção tanto das autoridades de segurança como dos comerciantes. Constantemente lojas varejistas são invadidas no centro, principalmente durante a madrugada. Ladrões audaciosos aproveitam para quebrar portas de vidro da entrada e furtar produtos. 

Outros agem em plena luz do dia, entrando em lojas e ameaçando o funcionário que está no caixa. No mês de outubro, por exemplo, seis lojas foram alvos de bandidos. 

LEVANTAMENTO

De acordo com o levantamento, a PM registrou 2.078 casos de furto – quando não há violência ou ameaça contra a vítima – e 118 roubos – quando há contato da vítima com o ladrão. Bairros como Santos Dumont, Vila Carioca, Santa Luzia, Vila Alegre, Vila Piloto, Santo André, Paranapungá, Orestinho, Novo Oeste, Vila Nova, Parque São Carlos, além do centro, estão na lista de maior incidência desses dois crimes. 

“Impossível que a Polícia Militar esteja em todos os locais. Por isso, estamos desenvolvendo várias ações e ferramentas para que a segurança chegue até os moradores. Em muitos bairros, por exemplo, as pessoas compartilham tudo o que acontece lá em um grupo de WhatsApp e mandam isso para a polícia. Outra opção também é o Whats da própria polícia, que tem recebido muitas informações de ocorrências, denúncias. Nós estamos reforçando fiscalizações, patrulhamentos, mas também promovemos um trabalho junto à comunidade”, explicou o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcus Nascimento. 

PALESTRA

Para tentar coibir a onda de furtos, que assola a área central de Três Lagoas, a PM promoveu uma palestra voltada aos comerciantes varejistas, lojistas e funcionários que trabalham nesses estabelecimentos. O objetivo foi auxiliar os proprietários com dicas e estratégias para evitar arrombamentos, por exemplo. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (4).

“Muitas vezes, os comerciantes colocam o caixa próximo a porta de vidro. Isso gera mais risco porque o suspeito pode passar a observar, monitorar a movimentação e aproveitar para atacar. Outra questão que já observamos é que muitos lojistas colocam produtos de valor nas vitrines, com a intenção de atrair o consumidor, mas também atrai os ladrões, que aproveitam a madrugada para destruir as portas de vidros e invadir o estabelecimento”.

A polícia orienta os lojistas para instalar alarmes, câmeras e dispositivos que anunciem a entrada de pessoas. Esses itens intimidam a ação de bandidos e facilitam a identificação do suspeito.