Veículos de Comunicação

Ocorrências

Três Lagoas registra mais de 23 mil infrações de trânsito

Detran contabilizou 23.117 infrações no perímetro urbano e fora da cidade.

Detran contabilizou 23.117 infrações no perímetro urbano e fora da cidade. - Divulgação
Detran contabilizou 23.117 infrações no perímetro urbano e fora da cidade. - Divulgação

Três Lagoas está na terceira posição do ranking de Mato Grosso do Sul como o município que mais registrou infrações de trânsito cometidas por motoristas, entre os meses de janeiro e agosto de 2021. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), foram contabilizadas 23.117 infrações no perímetro urbano e fora da cidade.

No comparativo com o mesmo período do ano anterior, o órgão registrou 38.081 irregularidades cometidas pelos condutores de veículos.

LEVANTAMENTO

O levantamento aponta que as infrações de natureza grave, correspondem a 5.640. Já de natureza média, correspondem a 10.149. No ranking, Três Lagoas fica atrás apenas de Campo Grande (300.277 infrações) e  Dourados (40.089). Na sequência, Nova Alvorada do Sul registrou 11.038 e Nioaque 9.219 infrações.

Os dados também integram as notificações feitas pelos agentes municipais de trânsito por meio da Departamento Municipal de Trânsito. O coordenador Edgard Wegner destacou que é recorrente registrar descumprimento às normas do Código de Trânsito Brasileiro em ruas, como Egídio Thomé, e avenidas, como Olyntho Mancini e Ranulpho Marques Leal (trecho da BR-262).

“Entre os casos mais comuns, temos motoristas que conduzem veículos sem utilizar o cinto de segurança, furam o sinal vermelho. Também condutores são flagrados constantemente manuseando o celular enquanto dirigem. Na maioria dos casos, a gente percebe que é por falta de atenção”, disse o coordenador.

INCIDÊNCIA

O relatório revela também que 50% dos acidentes são registrados durante o dia, sendo 30% deles em cruzamentos. Já 21% envolvem colisão lateral e 16% colisão traseira. O Departamento Municipal de Trânsito afirma que os motociclistas são os mais imprudentes.

Outra questão em destaque é que 60% dos acidentes registrados em Três Lagoas, conforme o panorama de trânsito, envolvem motos e são provocados pelos próprios motoqueiros. Além dos agentes municipais, as ocorrências de trânsito são registradas pelo 2º Batalhão da Polícia Militar.