Veículos de Comunicação

Vírus Influenza

Três Lagoas registra o primeiro caso suspeito de H1N1

Paciente é uma criança de dois anos, que está internada em um hospital da cidade, com os sintomas de gripe A

A Secretaria Municipal de Saúde registrou nesta semana, o primeiro caso suspeito do vírus H1N1 em Três Lagoas. O paciente é uma criança de dois anos, que está internada em um hospital da cidade, com os sintomas de gripe A.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Adriana Spazappan, o resultado dos exames deve sair até sexta-feira. Mesmo sem a confirmação, o paciente é obrigado a receber todo o tratamento necessário em casos confirmados.

Em Mato Grosso do Sul, 73 casos do vírus influenza H1N1 foram registrados de janeiro 30 de março deste ano. Destes, dois óbitos, sendo um em Corumbá e outro em São Gabriel do Oeste. No ano passado, sete casos positivos foram registrados no Estado, com um óbito.

O H1N1 é um vírus que causa doença respiratória aguda e altamente contagiosa. A doença tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, como febre, dores no corpo, tosse, dor de cabeça, porém mais intensos. A maior gravidade da infecção pelo vírus influenza é a complicação como pneumonia e dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

O que popularmente ficou conhecida como "gripe A" é, na verdade, a gripe causada pelo vírus influenza A H1N1. Em 2009, o mundo enfrentou uma pandemia desta gripe, com grande repercussão na saúde das pessoas e sobrecarga da rede de serviços de saúde.

Outro vírus influenza A que também está circulando pelo mundo é o H3N2. Em Mato Grosso do Sul, quatro casos desse vírus foram confirmados em 2016.  A vacina contra a gripe protege tanto contra o H1N1 como contra o H3N2, além de também oferecer proteção contra influenza B.

VACINA

A Campanha Nacional de Imunização contra a influenza começa em todo Brasil a partir do dia 30 de abril, dia da mobilização nacional da campanha. O Ministério da Saúde divulgou nesta semana, a relação de doses que serão enviadas para as quatro regiões do Brasil para o atendimento durante a campanha.

Para a região Centro-Oeste, serão enviadas 1.828.900 doses enviadas inicialmente em duas remessas com previsão de entrega entre os dias 1º a 15 de abril. A campanha acontece em todo o país do dia 30 de abril a 20 de maio.

O público alvo da Campanha de Imunização são idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Além das vacinas, as unidades de saúde também estão abastecidas com o medicamento Fosfato de Oseltamivir, para o tratamento da Influenza.