Veículos de Comunicação

Alerta

Três Lagoas registra sete suicídios em 2022

Nesse mês, em todo Brasil, é celebrado o Setembro Amarelo, campanha que visa conscientizar a população sobre depressão e suicídio

Setembro Amarelo é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio - Divulgação
Setembro Amarelo é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio - Divulgação

O “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. No Brasil, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. A Polícia Civil de Três Lagoas está investigando a morte do jovem cabeleireiro que chocou Três Lagoas, David da Rocha, que teria cometido suicício, no rio Paraná, após uma discussão. 

O caso abre um alerta, pois aconteceu há poucos dias do mês dedicado à prevenção desse ato extremo contra a própria vida. Segundo dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de janeiro até agosto deste ano, foram registrados 7 óbitos provocados por suicído. Em todo o ano passado, o mesmo número. Já em 2020, foram 14 mortes. Em relação a tentativas de violência auto provocada (auto-mutilações), de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 199. Em 2021, esse número salta para 217. 

Sintomas

De acordo com a psiquiatra do Centro de Assistência Psicossocial (Caps) de Três lagoas afirmou que uma pessoa em depressão apresenta tristeza, crises de choro, desânimo, angústia, sensação de falta de prazer, alterações do sono, irritabilidade, falta de concentração e isolamento social. Além disso, ela falou que o papel da família é fundamental, pois as pessoas que estão em depressão, precisam de uma rede de apoio. 
Os familiares podem ajudar estando junto , ao lado , não ignorando a dor do outro e não achando que há frescura ou corpo mole. Eles devem levar o paciente para ajuda psicológica e psiquiátrica o quanto antes, incentivar a socialização do paciente, atividade física. Para quem tem religião, frequentar esse ambiente pode fazer bem”, explicou.

Terapia gratuita

A psiquiatra afirmou que a pessoa que achar que está com esses sintomas pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, o médico irá encaminhar, caso seja necessário, para o atendimento no Caps “Qualquer sintoma de queixa psíquica, o paciente deve procurar atenção básica mais próxima de sua casa. Nesse local, a pessoa poderá ser acolhida por um terapeuta, de referência em saúde mental, que trabalha na unidade. Esse profissional encaminhará o paciente para o atendimento especializado no Caps, ou ambulatório de saúde mental”, finalizou.

Atendimento na faculdade

Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem receber, de graça, atendimentos psicológicos gratuitos por meio da “clínica escola” do curso de psicologia da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – Faculdades Integradas (Aems) de Três Lagoas. 

De acordo com  o responsável técnico da Clínica Escola de Psicologia, André Masao, o projeto serve para atender alunos da instituição, funcionárias e toda a comunidade três-lagoense. 

“A depressão, assim como a ansiededa, podem ser gatilhos que  podem chegar num suicídio. Então, aqui a gente faz esse acolhimento e, mesmo a pessoa, que esteja com pensamento suicida, damos apoio para que consiga se estruturar psicologicamente para continuar tendo uma vida normal”, explicou.

Ainda conforme Masao, os atendimentos são feitos pelos acadêmicos do curso de psicologia, porém eles são acompanhados por profissionais capacitados. “Na hora do atendimento na sala, o paciente fica apenas com o aluno e um supervisor que orienta conforme é preconizado pela legislação visando se manter o sigilo das pessoas que estão em tratamento.