Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas regulariza Parques

Alterações dos dois projetos ambientais foram discutidas e aprovadas em Audiência Pública

Três Lagoas passa a ter, oficialmente, um Parque Natural Municipal Ambiental, de mais de 3 mil hectares. A ratificação do parque foi discutida em Audiência Pública realizada na noite de quinta-feira (29), no Souvenir Buffet.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, a audiência, prevista em Lei, teve como objetivo apresentar as justificativas técnicas e legais à população de dois projetos ambientais: a ratificação da criação da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Ambiental do Pombo e a mudança da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal do Jupiá para Área de Proteção Ambiental (APA) do Jupiá.
“Vamos regularizar o que já existe. Neste segundo caso, houve uma Lei [da administração anterior] denominando aquela área como parque, porém, sem audiência pública, o que a anula. Ao mesmo tempo, vamos tornar aquela área menos restritiva. Já que, como Parque Natural Municipal do Jupiá, não seria possível o uso sustentável da região em torno do parque, o que prejudicaria o Cinturão Verde, não poderia haver casas próximas ao parque, nem indústrias ou a estrada que será construída para a Ponte sobre o rio Paraná”. Canela explicou que, até então, a Área de Proteção Ambiental do Jupiá, tinha apenas 43 hectares, porém, com a mudança passa a ter 184 hectares, onde estão inclusos fragmentos do Cinturão Verde, parque industrial e perímetro urbano.

Leia a matéria completa em nosso jornal impresso