Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas sedia 1ª Conferência Intermunicipal de Educação

Na ocasião, estavam presentes cerca de 200 pessoas entre estudantes universitários, professores e populares

Com início nessa segunda-feira (24), a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação reúne a população e os profissionais da área para discutir e articular medidas de melhoria na educação pública nas cidades de Três Lagoas e Selvíria.

Na ocasião, estavam presentes cerca de 200 pessoas entre estudantes universitários, professores e populares. A mesa de autoridades foi composta pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinted), Elaine Pereira de Sá; a vice-prefeita, Márcia Moura; o secretário de Educação e Cultura de Três Lagoas, Mário Grespan; a secretária de Educação de Selvíria, Dilmarcia Alves Passarinho; o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Jaime Teixeira; o psicólogo e representante do Ministério Público, Sydnei Ferreira Ribeiro Júnior; a diretora do Núcleo Pedagógico de Três Lagoas, Mariza Montalvão; e pela diretora de Infraestrutura Educacional, Altamira Campos.

Construindo o Sistema Nacional de Educação

A 1ª Conferência Intermunicipal de Educação, com o tema “Construindo o Sistema Nacional e Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, propicia a construção de um novo plano nacional de educação, ajustado às novas necessidades da sociedade brasileira, com a perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade. O evento proporciona um encontro mais amplo de discussão, entre Selvíria e Três Lagoas, que dará subsídios a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010), que será realizada em Brasília.

“Vamos discutir a educação, nossas propostas para alcançar o objetivo maior: uma educação pública de qualidade, sempre”, disse Elaine de Sá.

O presidente da Fetems enfatizou a responsabilidade da classe em construir diretrizes educacionais para o futuro, seguindo uma crescente de democratização, desde o fim da ditadura militar, continuando com a Constituinte Escolar e o Plano Nacional de Educação. “Somos os responsáveis pelo futuro educacional do Brasil. Somos os responsáveis pela democratização do conhecimento”, enfatizou Jaime Teixeira.

Com palestrante da Universidade Estadual de Campinas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o presidente da Fetems, e o secretário de Educação de Três Lagoas, o intuito é a educação de base, como citou Sydnei Ribeiro, com educação de qualidade, democratização do ensino, valorização do profissional e inclusão social.

“Nós educadores somos responsáveis pelos eixos temáticos para o qual segue a educação. Daqui sairão os delegados que irão nos representar em Brasília. Que esses saiam da Conferência prontos para defender nossas ideias”, acrescentou a vice-prefeita Márcia Moura.