Veículos de Comunicação

10

Três Lagoas só vacinou 36% da meta e campanha será prorrogada

Gestantes representam a menor taxa por grupo populacional já imunizado

Três Lagoas imunizou apenas 36% do público prioritário. Buscando atingir a meta, a vacinação segue por mais duas semanas no município. A Campanha de Vacinação contra a Gripe encerrou nesta sexta-feira, 22, no país, entretanto 12 estados também tiveram que prorrogar a data, devido à baixa procura pela vacina.

De acordos com dados do Setor de Imunização de Três Lagoas, responsável pela campanha no município, de 5 de maio até esta sexta-feira, 7.972 pessoas foram vacinadas. O número representa 36% da meta estabelecida, o objetivo é atingir 22.030 pacientes, sendo que 80% compõem o grupo prioritário.

Desse total, gestantes e puérperas representam a menor taxa por grupo populacional já imunizado, em Três Lagoas, das 1.463 grávidas que deveriam receber a dose, apenas 377 foram imunizadas, representando 25,7%. Das 241 puérperas, só 63 procuraram os postos de saúde.

Já os idosos são os que mais aderiram à campanha no município, a meta é vacinar 10.406 senhores e senhoras, até esta sexta-feira, 22, 4.227, receberam a imunização.

A campanha seguirá por mais duas semanas, em todos os postos de saúde de Três Lagoas, que já vinham oferecendo a dose. A Coordenadora Municipal de Imunização de Três Lagoas, Humberta Azambuja comentou que este ano a procura pela imunização foi menor, do que em 2014, “Geralmente leva-se dois meses para atingir a meta”.

Tomar a vacina na data estipulada pelo governo é de extrema importância. O Ministério da Saúde informou que como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.