Veículos de Comunicação

Mudou!

Postos de Saúde São Carlos, Santa Luzia e Vila Alegre não atendem mais até às 21h

O atendimento retorna para o horário comercial das 6h às 17h

O atendimento retorna para o horário comercial das 6h às 17h - Divulgação/Assessoria
O atendimento retorna para o horário comercial das 6h às 17h - Divulgação/Assessoria

Três unidades de saúde do município não atenderão mais em horário estendido a partir desta segunda-feira (26), que era o caso das USF (Unidades de Saúde da Família) dos bairros São Carlos, Santa Luzia e Vila Alegre.

Estes postos atendiam a população das 17h às 21h, (além do horário comercial 6h às 17h), por adequação da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou a mudança em razão da alta demanda de atendimentos por Covid-19 e Dengue que o município passou a ter.

Porém, com a absorção da demanda de saúde Clínica da Criança (que agora está como Unidade de Pronto Atendimento Geral – 24h) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que agora atende especificamente casos de Covid-19, não há mais necessidade das unidades, dos bairros citados acima atenderem em horário estendido, segundo a secretária de Saúde, Elaine Fúrio.

“Após analisar a absorção de atendimento nessas unidades, foi constatado que não tem mais a necessidade de manter o horário estendido. O fluxo de demanda por covid-19 e Dengue nessas unidades caiu consideravelmente e com isso, não faz mais sentido manter toda uma estrutura dedicada para esse tipo de atendimento em funcionamento se o público está procurando outros serviços”, explicou Elaine.

Há cerca de duas semana, outras três unidades, sendo Vila Nova, Maristela e Atenas também retomaram atendimento apenas em horário comercial (6h às 17h), cancelando o horário estendido, das 17h às 21h, em razão da baixa demanda na procura por atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19 e Dengue.

ATENDIMENTO

Para as pessoas que precisarem de atendimento médico, para sintomas da Covid-19, pode procurar a UPA-24h. A Clínica da Criança está aberta para atendimento 24h, em caso de urgências e emergência, porém para casos que não tenham relação com a Covid-19.

O município conta ainda com cinco unidades que atendem em horário estendido, integrando o 'Programa Saúde da Hora'. As unidades deste programa são, USF da Vila Piloto, Interlagos, Paranapungá, Santa Rita e Vila Haro. Todas elas, atendem todos os tipos de urgências, das 6h às 19h, de segunda a sexta-feira. A extensão do horário foi criada antes mesmo da Pandemia.

Confira no vídeo: