Veículos de Comunicação

Editorial

Turismo de negócios e lazer

Eventos corporativos e esportivos aqueceram o mercado de hotéis, bares e restaurantes

Hotéis, bares, restaurantes e uma infinidade de serviços conexos funcionaram a todo vapor - Malinoviski/Divulgação
Hotéis, bares, restaurantes e uma infinidade de serviços conexos funcionaram a todo vapor - Malinoviski/Divulgação

Inquestionavelmente está mais do que comprovado que o turismo de negócios e lazer coloca mais sal na vida de uma cidade. A feira florestal realizada nesta semana que finda no Arenamix em Três Lagoas é a prova mais clara de como se aquece o consumo. 

Hotéis, bares, restaurantes e uma infinidade de serviços conexos funcionaram a todo vapor. Não havia vagas em hotéis e os bares e restaurantes, todos se encontravam lotados. Não se sabe quantificar corretamente quantos milhões de reais foram gastos na cidade, mas é certo que alguns milhares de reais aqui ficaram. 

Recentemente, o Torneio de Pesca como turismo de lazer, também movimentos esses setores. O fato é que Três Lagoas tem condições de se tornar um polo turístico de porte médio, se houver por parte do poder público o estabelecimento de uma política mais institucionalizada com investimentos, inicialmente, substanciais até ficar empinado este segmento. 

Os frutos serão colhidos, seja com arrecadação de impostos, seja com a geração de emprego e renda. Mas, para que dê certo esta proposta, impõe-se a formulação de programas que estabeleçam uma agenda que contemple o turismo de negócios com a realização de feiras setoriais e o de lazer através da realização de torneios e eventos com competições voltadas, principalmente, para as águas dos rios Sucuriú e Paraná. 

São infinitas as possibilidades que os esportes aquáticos oferecem para atrair seus adeptos e acompanhantes. É preciso que seja  elaborada uma agenda de eventos para a cidade com investimentos substanciais por parte do poder público, que colherá em curto lapso de tempo os benefícios da iniciativa. 

Mas, para dar certo esse processo de incremento do turismo é preciso que seja conduzido por um profissional capacitado e conhecedor e com  larga visão no setor, que irá nos organismos da administração pública federal e estadual propor a execução de projetos  previamente elaborados e discutidos com a sociedade civil, os quais preencherão uma agenda anual. 

Como se viu a feira agroflorestal aqui realizada, além do Torneio de Pesca, o Moto Show que este ano volta a ser realizado e a Festa do Folclore que é patrocinada pela Prefeitura e será realizada em breve, são eventos que servem de gatilho para incrementar o turismo em Três Lagoas, que será aquecido de tabela com a entrada em funcionamento do complexo aquático da Água Linda em Andradina, que certamente, se valerá da estrutura hoteleira de Três Lagoas. 

Portanto, basta o poder público estadual e municipal estabelecerem objetivamente uma política pública de incentivo ao turismo para que Três Lagoas além de polo industrial se torne uma cidade que sabe aproveitar suas potencialidades turísticas.