Veículos de Comunicação

Educação

UFMS abre vagas para programas de pós-graduação em Três Lagoas

Os interessados devem efetuar as inscrições até 6 de novembro

Os interessados devem efetuar as inscrições até 6 de novembro - Arquivo/JPNews
Os interessados devem efetuar as inscrições até 6 de novembro - Arquivo/JPNews

Os interessados em ingressar nos programas de pós-graduação da UFMS, em 2023, devem efetuar as inscrições até 6 de novembro. São mais de 1,2 mil vagas em cursos de mestrado e doutorado em diversas áreas oferecidos na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Três Lagoas e do Pantanal.

A inscrição é gratuita e deve ser feita no Portal da Pós-Graduação. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso de mestrado e/ou doutorado.

As oportunidades estão distribuídas em ampla concorrência, ações afirmativas e vagas destinadas ao programa Qualifica para servidores da UFMS, do IFMS, do TJMS e da Escola CMO.

Podem participar da seleção brasileiros e estrangeiros portadores de diploma devidamente registrado no Brasil.

Etapas

A seleção será on-line e composta pela prova de línguas, que será realizada pelo programa institucional de extensão Progeli-UFMS, e pela avaliação de mérito, que consiste em provas específicas que serão realizadas pelos cursos. Essas provas poderão abranger todos ou alguns dos tipos de avaliação a seguir: análise de currículo, análise e/ou apresentação de pré-projeto, prova de conhecimentos específicos e/ou o uso de nota de provas nacionais da área.

A prova de línguas tem realização prevista para 18 de novembro. As  outras etapas deverão ser realizadas pelos programas de pós-graduação entre 21 de novembro e 8 de dezembro. Todas as orientações para os candidatos estão no edital de seleção.

Dúvidas gerais poderão ser esclarecidas pelo e-mail sepos.propp@ufms.br. Dúvidas específicas sobre a etapa de cada curso poderão ser esclarecidas pelos e-mails dos programas (confira a lista completa aqui),

Todas as informações e editais referentes a esta seleção serão publicadas no portal da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp).