Veículos de Comunicação

Campanha

Vacinação contra o sarampo vai até dia 3 de junho

O sarampo é causado por um vírus altamente transmissível.

São crianças e profissionais de saúde - Divulgação
São crianças e profissionais de saúde - Divulgação

A vacinação é a forma mais eficaz e segura para prevenir o sarampo e é, por isso,  que desde 4 de abril o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Influenza, que ocorre em duas etapas. A campanha segue até o dia 3 de junho. Os primeiros a serem vacinados contra o sarampo são os trabalhadores da saúde que ainda não tomaram a tríplice viral.

A segunda etapa será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Nesse caso, será administrada uma dose da vacina contra o sarampo, independentemente se a criança já tenha tomado ou não o imunizante.

As crianças também farão parte do público-alvo do Dia D de vacinação, marcado para o dia 30 de abril. A vacina está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde.

TRANSMISSÃO
O sarampo é causado por um vírus altamente transmissível. A contaminação ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.