Veículos de Comunicação

Três Lagoas

VCP obtém licença operacional ambiental da fábrica

Início da produção, previsto para o final de abril, foi antecipado para segunda

O governador André Puccinelli, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, entregou formalmente ontem (23), na sala da Governadoria na Capital,  ao diretor presidente da Votorantim Celulose e Papel (VCP), José Luciano Duarte Penido, a licença ambiental operacional da fábrica de Três Lagoas.
Na solenidade de entrega do documento que permite o início da fase operacional de produção de celulose, estavam a prefeita Simone Tebet; presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Milan Amici; e o deputado estadual Akira Otsubo.
Penido destacou que a planta da fábrica de Três Lagoas é referência ambiental mundial. Ele garantiu que a nova indústria do grupo é dotada de um projeto totalmente voltado para minimizar os impactos ambientais de sua operação. Penido informou ao governador e à prefeita que o início da operação da fábrica, previsto para o mês de abril, foi antecipado para a próxima segunda-feira (30).
O diretor presidente da VCP informou que, já de início, estão sendo gerados mais de 2,1 mil empregos diretos na região de Três Lagoas. São mil na silvicultura, 700 na fábrica e 400 na colheita do eucalipto, sem contar os empregos na parte logística. É importante frisar que, conforme Penido, para cada emprego direto, são gerados 10 postos indiretos de trabalho. Penido prevê que, dentro de três a quatro anos, em Três Lagoas e região, devido ao complexo da VCP e da IP, serão gerados de 35 mil a 30 mil novos empregos.

MARCO

Para o governador André Puccinelli, a VCP representa um marco na instalação de grandes empresas no Estado. “O Estado do Mato Grosso do Sul está despontando rumo ao desenvolvimento, para um novo momento da industrialização”, destacou.
Puccinelli também lembrou que acompanhou o processo de implantação do projeto da fábrica, desde o empenho do ex-senador Ramez Tebet. “Foram momentos de incertezas, e pela perseverança de pai (Ramez) e filha (Simone), hoje a VCP é realidade para Três Lagoas e podemos entregar a licença que libera para o início de sua operação”, observou.
Por sua vez, a prefeita Simone Tebet disse que este é um marco divisório na projeção do MS para o Brasil. “Nosso Estado está preparado para receber outros investimentos. Agradecemos à VCP mais uma vez por ter escolhido a nossa cidade que está muito orgulhosa”, reiterou Simone.
A prefeita ainda lembrou que nos próximos cinco a oito anos, a economia da cidade irá crescer 300%, o que também refletirá no desenvolvimento econômico do Estado.

CONTORNO FERROVIÁRIO
 
Ao mencionar a necessidade de acelerar o projeto de execução do contorno ferroviário, Luciano Penido agradeceu ao governador pelo seu empenho em buscar os recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para esta importante obra. “Com o contorno ferroviário e a retirada dos trilhos, que também é um sonho de anos para Três Lagoas, a VCP irá construir um ramal de 22 quilômetros para ligar a fábrica até o contorno, contribuindo para o escoamento da produção”, observou Penido.
A prefeita Simone Tebet disse que o edital para a licitação da obra já foi encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e que em breve será anunciada a tão esperada notícia do início da retirada dos trilhos e a construção do contorno ferroviário.
A inauguração oficial da unidade da VCP em Três Lagoas, segundo Penido, deverá acontecer daqui a três ou quatro meses.