Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Vereadores e comandante discutem pauta de segurança

Na oportunidade, foram colocados em discussão assuntos como efetivo policial e estrutura das polícias civil e militar, em Três Lagoas

Os vereadores de Três Lagoas se reuniram na manhã desta terça-feira (10) com o comandante e o sub comandante da Polícia Militar na cidade, tenente coronel W. Geraldo e major Wilson Monari, para informar sobre o resultado da audiência dos parlamentares com o secretário estadual de justiça e segurança pública, Wantuir Jacini. Em reunião realizada na sede da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), em Campo Grande, na última sexta-feira (6), os vereadores fizeram coro às reivindicações apresentadas pela prefeita Simone Tebet e pediram inúmeros investimentos e ações na área da segurança pública do município.

Na oportunidade, foram colocados em discussão assuntos como efetivo policial e estrutura das polícias civil e militar, em Três Lagoas. Além disso, a prefeita destacou a economia que os vereadores vêm fazendo para devolver recursos aos cofres públicos e reverter o dinheiro em mais viaturas, bem como, o excelente trabalho do comando na cidade.

Vereadores e prefeita explicaram ao secretário que hoje o maior problema de Três Lagoas é a segurança pública. “Entendemos que houve uma evolução na área de segurança pública nos últimos anos, Três Lagoas ficou muito tempo abandonada nesta área, mas ainda precisamos de mais homens, viaturas”, informou a prefeita Simone Tebet.

Neste sentido, os vereadores já manifestaram a intenção de fazer a doação de novos veículos tanto para PM quanto para a Polícia Civil, tendo também uma contrapartida do Estado.
“A Câmara é parceira do Estado, da Sejusp, em todos os sentidos. Entendemos que sempre que necessário nós disponibilizaremos recursos para a compra de viaturas, bem como, reivindicaremos melhorias na área”, enfatizou o presidente da Câmara, Fernando Milan.

O secretário por sua vez, ressaltou que soldados e agentes estão em formação, que tem conhecimento da realidade de Três Lagoas e também de muitos outros municípios. Por isso, a Sejusp faz sempre comparativos, estudos para ver o que é possível atender. A previsão é que na segunda quinzena de abril haja novidades, novos investimentos, para atender a cidade.

O vereador Celso Yamagutti, aproveitou a oportunidade para solicitar armas e coletes para os policiais, saber quais os investimentos do governo do estado neste sentido.
Também reivindicando ações na área, os vereadores Guerreiro e professor Nuna Viana elogiaram a atuação do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) e que seria interessante ter unidades do grupo especial da PM, no interior do Estado.

As vereadoras Marisa Rocha e Vera Helena colocaram em pauta a reforma do presídio feminino. As duas, juntamente com o vereador Guerreiro, apresentaram uma indicação solicitando que a reforma seja agilizada e que haja um local, provisório, para abrigar as detentas de Três Lagoas, que hoje cumprem pena em outros municípios.

Na reunião, as vereadoras sugeriram que uma ala do 1º DP (com quatro celas) seja ocupada pelas 18 detentas de Três Lagoas, enquanto a reforma não é concluída. “As celas não têm ligação com a ala masculina, têm uma entrada separada, podendo ser utilizadas para abrigar as presas. As famílias das detentas na maioria das vezes não têm condições de ir a outros municípios para visita-las”, explicou Marisa.

O secretário afirmou que a questão será analisada, sobretudo, com o juiz de execução penal que é quem decide sobre a transferência ou não das presas. Neste caso, até mesmo uma inspeção nas celas seria necessária.

Para o comandante da PM em Três Lagoas, o resultado da reunião é satisfatório e a atuação dos vereadores e da prefeita de suma importância para garantir a segurança do cidadão. “É muito positivo ver a participação dos vereadores em questões importantes para a cidade. Desta forma, os parlamentares demonstram que realmente estão preocupados com o bem-estar da população”, frisou o tenente coronel.