Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Viva o bafômetro!

Após a Lei Seca ter completado um ano, a Polícia Rodoviária Federal voltou a intensificar campanhas de fiscalização e educativas nas rodovias federais. Trata-se de uma das leis mais eficazes que já foram criadas no País e que, em apenas um ano demonstrou sinais evidentes de que auxiliou no combate à violência no trânsito. Com o aniversário da lei o bafômetro voltou com força total.
Somente em Três Lagoas, a lei resultou na prisão de 74 pessoas. Um dos principais motivos das prisões é o flagrante constante de motoristas dirigindo alcoolizados.
O bafômetro (aparelho simples e eficaz) tem sido o principal aliado para as polícias embasarem as prisões, prova inconteste da irregularidade cometida pelo condutor.
A lei alterou o Código Nacional de Trânsito em vários artigos, entre eles o 276, estabelecendo que qualquer concentração de álcool por litro de sangue sujeita o condutor às penalidades previstas no Código de Trânsito e o 306, onde é considerado crime o motorista dirigir com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. É nesse caso que justamente entra em cena o bafômetro, por isso se beber não dirija e se dirigir, não beba.