Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Volta às aulas de olho na nova gripe

Em Três Lagoas, o material informativo foi recebido por e-mail

A nova gripe agora será assunto para ser tratado dentro de sala. As aulas nas escolas da rede estadual de ensino serão retomadas na terça-feira (28), no entanto, nesta semana todas direções já receberam orientações prevenção e diagnostico da gripe A (H1N1). De acordo com a superintendente de Políticas de Educação, Sheila Cristina Vendrame, da Secretaria Estadual de Educação (SED), as aulas em Mato Grosso do Sul não serão suspensas, no entanto, diretores, coordenadores e professores terão de tomar algumas medidas de cautela neste segundo semestre.

“Os professores devem ficar atentos para ocorrências de febre alta e falta de ar em alguns alunos. Caso ocorra a suspeita, o estudante deve ser encaminhado juntamente com um responsável da família para uma unidade de saúde”, explicou Sheila.

Em Três Lagoas, o material informativo foi recebido por e-mail. A diretora da escola estadual Fernando Corrêa, Sônia Maria Teresinha Barbosa, o comunicado da SES chegou neste fim de semana. “O alerta encaminhado às escolas trata de formas de prevenção da doença e também sintomas. Assim que as aulas forem retomadas, o material informativo será repassado aos professores. O objetivo maior é deixar os professores em alerta para caso surja algum aluno com os sintomas da doença. No entanto, acredito que, por enquanto, não há motivos de preocupação, pelo menos não em Três Lagoas”, reforçou Sônia.

Entre as medidas a serem adotadas pela escola, está a inserção de formas de prevenção à nova gripe nas aulas. “O comunicado que recebemos também será repassado aos alunos dentro do possível, visando principalmente as formas de como evitar o contágio da gripe A como lavar as mãos, ao tossir ou espirrar usar o antebraço para cobrir a boca e outras medidas. Os professores também estarão sempre em alerta, verificando qualquer sintoma da doença, já especificados no e-mail enviado pela SED”, esclareceu.

Caso as temperaturas continuem baixas até o começo desta semana, é aconselhável que os pais encaminhem os filhos para a escola muito bem agasalhados. Além das orientações aos professores e alunos, a direção também pretende deixar todas as janelas da escola abertas, independente do horário. “No comunicado, é indicado que evite-se locais de aglomeração de pessoas, como estamos em uma escola, onde as salas são quase sempre cheias, a medida a ser tomada será manter todas as janelas abertas. Mesmo se tiver frio”, lembrou.

A medida adotada pela rede estadual de ensino vai de encontro com o novo alerta divulgado pela Organização Mundial de Saúde. O porta-voz da organização, Gregory Hartl, informou que, embora sua versão mais severa ocorra em idosos, a doença está se espalhando rapidamente nas escolas.
A princípio, a SED reforça que descarta qualquer possibilidade de adiar o retorno das aulas em Mato Grosso do Sul, medidas já adotadas pelos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e em fase de estudo pelo governo do Rio de Janeiro. 

ALERTA

Além das crianças e adolescentes em idade escolar, a OMS detectou também que as mulheres grávidas e pessoas obesas correm maior risco de contrair uma gripe severa. Para as mulheres, a doença pode até levar ao aborto espontâneo.

Até o início da tarde de ontem (23), Mato Grosso do Sul havia registrado o total de 16 casos suspeitos da gripe A (H1N1). São nove casos em Campo Grande, seis em Dourados e um em Ponta Porã. Os casos confirmados continuam sendo seis: dois em Campo Grande, três em Dourados e um em Mundo Novo.

Em Três Lagoas, com exceção de um três-lagoense internado como suspeito na cidade de São José do Rio Preto (SP), não há casos registrados da doença.

Ao todo, a nova gripe já provocou a morte de 29 brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram 11 mortes no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, cinco no Rio de Janeiro e uma no Paraná. Em todo o mundo, 700 pessoas morreram desde o surgimento da gripe A. Em quatro meses após o surgimento no México, a gripe A (H1N1) já atingiu todos os países.