Veículos de Comunicação

Variedades

A incerteza é a água em que nadamos, diz Lisa Sanders, a real "dra. House"

Especialista em diagnósticos inspirou a criação da popular série médica

 “Os sintomas nunca mentem”, eternizou Hugh Laurie como o dr. Gregory House, na popular série que leva o seu nome. Mas, na verdade, essa frase pertence a outro doutor. Doutora, no caso: Lisa Sanders. A jornalista e médica americana é a inspiração-mor da criação do seriado de David Shore graças a coluna mensal “Diagnóstico”, que assina desde 2002 na revista do “New York Times”.

Ali Lisa fala sobre “a arte do diagnóstico” e sobre como alguns médicos, que como ela, comportam-se como verdadeiros Sherlock Holmes durante este prodecimento. Os textos inspiraram a criação do programa e depois foram reunidos no livro “Todo paciente tem uma história para contar” (Editora Zahar), o que a levou a ser uma das convidas desta Bienal do Livro do Rio. Ela tem uma conversa agendada com o público da Bienal neste domingo (4), às 18h30.


Hoje, Lisa leciona medicina clínica na Faculdade de Medicina de Yale e continua como consultora do programa televisivo, exibido no Brasil pelo canal fechado Universal Channel. Em entrevista ao G1, ela mostrou que da rabugice de House não tem absolutamente nada e ainda se revelou fã da série épica “Game of thrones”. “Quando as pessoas me dizem que desejam o House como o médico delas, eu as acho loucas”, ri.