Veículos de Comunicação

Variedades

As alergias dos bichinhos de estimação

Ele se coça - sem estar com pulga - lambe as patas e a pele fica irritada e vermelha

Nós humanos não somos os únicos que sofremos com as alergias, o animal de estimação também, só que ao invés de espirrar… ele se coça – sem estar com pulga – lambe as patas e a pele fica irritada e vermelha. Todos estes sintomas indicam que é hora de você levá-lo ao veterinário de sua confiança.

Os gatos, por exemplo, coçam, especialmente, ao redor do rosto e acabam se machucando. Eles podem ter asma e precisar de tratamento para a vida inteira.

No caso dos cachorros há algumas raças onde as alergias aparecem com mais frequência, por serem ligadas a fatores de ordem genética. Entre elas estão o Cocker Spaniel, o Rotweiller, o Akita, o Labrador, o Golden Retriever e o Poodle.

O DIAGNÓSTICO

Até muito pouco tempo atrás, saber as causas da alergia era uma tarefa difícil que envolvia muita perseverança por parte dos Médicos Veterinários. No fim do século passado foi desenvolvido nos Estados Unidos e depois em vários outros países, um teste bastante sensível que consegue diagnosticar as causas da alergia através de um exame de sangue. Aqui no Brasil, pelo menos um laboratório já faz este tipo de teste onde é possível saber se os animais são alérgicos a 61 substâncias e 23 tipos de alimentos entre os mais consumidos por eles. 

OS SINTOMAS

Enquanto que nas pessoas os sintomas mais comuns das alergias são de natureza respiratória ou nasal, como bronquites e rinites acompanhadas ou não de coriza, nos bichinhos a principal característica da alergia são problemas relacionados com a pele. O animal começa a manifestar os primeiros sintomas a partir de um ano de idade, podendo, em alguns casos, já ter reações alérgicas entre os 4 e 6 meses. As alergias de gatos e cachorros geralmente são causadas pelo ambiente ( stress, cigarro, poeira, pólen de flores ou árvores, carpete, …) e pela comida.

O TRATAMENTO

O melhor tratamento para as doenças alérgicas é simplesmente evitar as causas da alergia. A indicação do veterinário vai desde uma mudança alimentar, à prescrição de anti-histamínicos, injeções antialérgicas, inaladores, ácidos graxos ômega e até mesmo medicamentos a base de corticóides para diminuir a inflamação e consequentemente aliviar a coceira. Mas o uso prolongado de algumas substâncias, principalmente as aplicadas por via injetável, pode causar sérios problemas colaterais. Uma alternativa é a vacina preparada individualmente de acordo com os resultados dos testes para o diagnóstico da alergia do animal. Este método se chama IMUNOTERAPIA e é feito por um longo período que varia de 9 meses a 3 anos. A vantagem é que não tem os efeitos colaterais causados pelos corticóides. A melhora da alergia do animal é observada somente depois de uns 3 a 5 meses do início do tratamento, em uma fase em que as injeções são aplicadas somente uma vez por mês.

Mas, lembre-se, antes de submeter seu animal de estimação a qualquer tipo de tratamento, procure o aconselhamento do veterinário de sua confiança.