No Brasil, as grandes fábricas também entraram no filão do chocolate gourmet – com maior concentração de cacau – e quem sai ganhando é o consumidor que encontra barras e bombons de maior qualidade por um preço mais acessível.
A Nestlé criou em abril deste ano a linha Gold com quatro produtos: chocolate com avelãs, ao leite, amêndoas com mel e amargo, com 70 % de cacau. Todos eles são feitos com chocolate suíço e uma barra, de 100 gramas, custa cerca de R$ 9. Já um tablete de 170 gramas de chocolate ao leite da mesma marca custa cerca de R$ 4.
A linha Gold acaba sendo mais barata que os chocolates vendidos em chocolateria de luxo. Na Kopenhagen, por exemplo, uma barra de 100 gramas custa cerca de R$ 15. Já na chocolateria de luxo Tchocolath, na zona Sul de São Paulo, o preço sobe para R$ 24.
Outras marcas também apostam no chocolate gourmet com preços mais acessíveis. Mônica Ogawa, gerente de marcas da Cacau Show acredita na democratização dos chocolates de luxo.
.- Se estamos falando de chocolates puros, feitos com manteiga de cacau, temos preços muito inferiores do que muitos dos nossos concorrentes.
O quilo do chocolate na Cacau Show custa em torno de R$ 79. Na chocolateria de luxo Tchocolath, o valor sobre para cerca de R$ 160, praticamente o dobro..
A Cacau Show nasceu em 1998 e hoje conta com 800 lojas em todo Brasil. O crescimento rápido da rede, segundo Mônica, acontece porque os consumidores descobriram que podem comprar excelentes produtos por um preço muito justo..
.
– O chocolate da Cacau Show é puro porque utiliza manteiga de cacau na sua elaboração em vez de gordura..
.
Aumenta a procura por chocolates de luxo no Brasil
Receitas inusitadas, embalagens de luxo e lojas sofisticadas compõem a fórmula mágica que embala o mercado dos chocolates de luxo. E essa fórmula tem dado certo. Por causa da procura, a chocolateria de luxo L’Univers de Chocolat, no Itaim, na zona Sul de São Paulo, está mudando para um espaço maior no mesmo bairro..
.
O chocolatier do local, o chef Nicolas Galland conta que eles pretendem triplicar a produção para atender a todas as demandas do público. Galland acredita que o mercado está crescendo, e cada vez mais o público quer novidade e excelência..
.
– Hoje não é mais suficiente ter uma embalagem bonita para ser chamado de chocolate de luxo. A qualidade e a criatividade dos chocolates têm grande destaque..
.
Para o chef, o aumento da concorrência é algo positivo no mercado, pois incentiva a inovação, a criatividade e a procura por melhores matérias-primas e ingredientes..
.
Elvira Wiltgen fundou a Chez Bonbon há 24 anos e conta que na época, o mercado era bem diferente do atual.
– Não havia tanta concorrência no segmento no Brasil. Percebi que era um nicho ainda não explorado e que os consumidores de alto poder aquisitivo se dispunham a pagar mais caro por produtos de altíssima qualidade.
Para Eliana Pasquali, o preço alto dos chocolates gourmet torna o mercado restrito..
.
– As pessoas ainda estão criando hábito de degustar o chocolate e apreciar os seus diferentes sabores. Mas também percebo que as classes B e C estão aprendendo a consumir um bom chocolate, de qualidade e que caiba no bolso..
A tendência pelo consumo dos chocolates gourmet também atinge as grandes fabricas de chocolate, que estão apostando em receitas diferentes, com maior concentração de cacau. Esse é o caso da linha Gold da Nestlé. Uma barra de chocolate ao leite com avelãs (100 g) feito com 70% de cacau suíço custa nos mercados cerca de R$ 9. Já uma barra do chocolate ao leite comum custa cerca de metade deste valor.
. .
Outras lojas também apostam no chocolate gourmet, mas com preços mais acessíveis. Mônica Ogawa, gerente de marcas da Cacau Show acredita na democratização dos chocolates de luxo. .
– Se estamos falando de chocolates puros, feitos com manteiga de cacau, temos preços muito inferiores do que muitos dos nossos concorrentes.
O quilo do chocolate na Cacau Show custa em torno de R$ 79. Já na Tchocolath, por exemplo, esse valor sobre para cerca de R$ 160, praticamente o dobro..
A Cacau Show nasceu em 1998 e hoje conta com 800 lojas em todo Brasil, o que mostra que não é apenas o mercado de luxo que está em expansão. O crescimento rápido da rede, segundo Mônica, acontece porque os consumidores descobriram que podem comprar excelentes produtos por um preço muito justo..
.
– O chocolate da Cacau Show é puro porque utiliza manteiga de cacau na sua elaboração ao invés de gordura..
.
Aumenta a procura por chocolates de luxo no Brasil.
.
Receitas inusitadas, embalagens de luxo e lojas sofisticadas compõem a fórmula mágica que embala o mercado dos chocolates de luxo. E essa fórmula tem dado certo. Por causa da procura, a chocolateria de luxo L’Univers de Chocolat, no Itaim, está mudando de endereço. O chocolatier do local, o chef Nicolas Galland conta que eles pretendem triplicar a produção para atender a todas as demandas do público. Galland acredita que o mercado está crescendo, e cada vez mais o público quer novidade e excelência..
.
– Hoje não é mais suficiente ter uma embalagem bonita para ser chamado de chocolate de luxo. A qualidade e a criatividade dos chocolates têm grande destaque..
.
Para o chef, o aumento da concorrência é algo positivo no mercado, pois incentiva a inovação, a criatividade e a procura por melhores matérias-primas e ingredientes..
.
Elvira Wiltgen fundou a Chez Bonbon há 24 anos e conta que na época, o mercado era bem diferente do atual.
– Não havia tanta concorrência no segmento no Brasil. Percebi que era um nicho ainda não explorado e que os consumidores de alto poder aquisitivo se dispunham a pagar mais caro por produtos de altíssima qualidade.
Para Eliana Pasquali, o preço alto dos chocolates gourmet torna o mercado restrito..
.
– As pessoas ainda estão criando hábito de degustar o chocolate e apreciar os seus diferentes sabores. Mas também percebo que as classes B e C estão aprendendo a consumir um bom chocolate, de qualidade e que caiba no bolso.