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Começa hoje na Capital Workshop de Mídias Sociais

O apresentador do CQC, Marcelo Tas, será um dos palestrantes

Mais de 40 milhões de brasileiros tem acesso à internet, e 80% deles participam de redes sociais. Ambientes de troca de informações, comunidades e blogs são cheios de formadores de opinião sobre tudo. De acordo com a empresa de pesquisa Nilsen Online, sete em cada dez internautas confiam mais na opinião pessoal que na publicidade de um produto.

As opiniões difundidas pelos internautas dependem do relacionamento que a empresas têm com eles. Nos dias 20 e 21 de agosto, nomes conhecidos do mundo virtual estarão no “Workshop Mídias Sociais”, em Campo Grande, no auditório do Sebrae/MS. Para conquistar o novo consumidor vale blog, Twitter, Youtube e qualquer ferramenta que a web oferece gratuitamente.

Marcelo Tas, apresentador de TV e um dos primeiros comunicadores a usar blogs no Brasil, é um deles. O criador da primeira rede profissional de blogs do País, Edney Sousa também é um dos palestrantes. Oficinas de criação de blog e Twitter vão mostrar o passo a passo para quem ainda engatinha no assunto. Você pode seguir o evento: www.twitter.com/wsms2009.

“Vamos dar dicas e mostrar casos de sucesso de quem aposta nas mídias sociais como ferramenta de comunicação com o cliente e se dá bem”, afirma o analista técnico do Sebrae/MS, Wellington Vidaurre, que acredita que os meios tradicionais de publicidade – como televisão e jornal – exigem mais investimentos e são menos ágeis que as mídias sociais.

De acordo com o analista, caberá aos empresários participantes a reflexão de como usarão as novas mídias e se elas atingem seu público. “Eles serão provocados a inovar”, afirma.  “O novo consumidor pesquisa na internet antes da compra, avalia opiniões sobre a empresa e o produto, e quer que as empresas os atendam de forma sincera”, diz Vidaurre. A geração Y – os que nasceram a partir de 1979 – tomou de assalto a web e revolucionou a relação entre quem vende e quem compra. “Hoje há necessidade de estreitamento dessa relação, e nos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro isso já está mudando”, analisa Vidaurre.

Siga o cliente

Nos últimos anos, a rede se tornou pessoal e mais participativa. Milhões colocam e assistem vídeos no Youtube, e a última novidade – quem nem é tão nova assim, pois o mundo da tecnologia vive com a cabeça no futuro – atende pelo nome de Twitter. O site é um microblog onde o internauta conta suas ações diárias como, por exemplo, o livro que está lendo ou a aula que vai começar, tudo em tópicos de até 140 caracteres. As empresas mais ligadas seguiram a tendência, que tem cinco milhões de usuários no Brasil e cresce rápido.

Em Campo Grande, a Cafeteria Firulas usa a ferramenta integrada a outras, como o Orkut, para atrair clientes. O boca a boca virtual funciona e o Ibope confirma o sucesso da estratégia. Segundo o instituto de pesquisa, o impacto dessas opiniões é 500 vezes maior do que se elas partissem das próprias empresas.

Quem vem?

O professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), blogueiro, e autor de livros de cabeceira de aficionados em novas mídias, Luli Radfahrer explica “O que são e como utilizar estrategicamente as mídias sociais para sua empresa” no dia 20, às 19h30.

No dia 21, Edney Souza fala sobre passado e futuro das mídias sociais no Brasil às 14 horas. O publicitário Gustavo Fortes aborda o marketing de guerrilha através das mídias sociais a partir das 15 horas. Roberto Loureiro, primeiro a ocupar o cargo de gerente de redes sociais no Brasil explica como a construtora Tecnisa conseguiu vender um apartamento de R$ 500 mil pelo Twitter, e outros casos de sucesso, às 16 horas.  “O Poder das mídias sociais no relacionamento com seu cliente”, palestra de Marcelo Tas, às 19h30, fecha o encontro.

Divulgação pela rede

Utilizando blog e Twitter, ferramentas gratuitas da internet, o “Workshop Sebrae de Mídias Sociais” conseguiu preencher 60% das vagas para o evento. Em três dias úteis, foram feitas inscrições de Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. “Não imaginávamos que pessoas de outros estados também fariam a inscrição”, surpreende-se o analista técnico do Sebrae/MS, Wellington Vidaurre.

Para orientar os visitantes, o blog do evento – www.wsms2009.wordpress.com – dá dicas de hospedagem e outras informações sobre Campo Grande, e atrai mais de 250 pessoas por dia. No Twitter, mais boca a boca virtual: 600 twitties – mensagens de até 140 caracteres – foram deixados por seguidores do workshop na internet. Para seguir também, acesse www.twitter.com/wsms2009.

“Adotamos a estratégia de divulgar o evento primeiramente nas mídias sociais. Ainda nem anunciamos nos meios de comunicação tradicionais, como jornais e panfletos e já temos bons resultados. Esta é uma prova do alcance destas ferramentas, que devem ter sua utilidade considerada pelos empresários”, diz o publicitário do Sebrae/MS, André Coelho.

Ele explica que usar redes sociais – como o Twitter, Orkut ou Facebook – para aumentar o público ou promover uma marca é uma aposta da publicidade em todo o mundo. “As verbas das empresas para a propaganda tradicional estão cada vez menores. Pesquisas revelam que a publicidade pessoal dá muita credibilidade, pois o consumidor confia nas opiniões de outros usuários e clientes”, avalia. “Mas é preciso pensar bem cada campanha, pois em muitos casos a TV, o rádio e o impresso serão indispensáveis para uma divulgação eficaz”, diz.

Programação do evento

20.08 – 19h30

Luli Radfahrer – O que são e como utilizar estrategicamente as mídias sociais para sua empresa 

21.08

08h – Kuca Moraes e Keneth Corrêa – Oficinas: Aprenda a criar seu Twitter e blog

10h30 – Humberto Massareto – Criatividade e Inovação no ambiente empresarial

14h – Edney Souza – Mídias Sociais no Brasil: histórico, atualidade e tendências

15h – Gustavo Fortes – Marketing de Guerrilha utilizando as mídias sociais

16h – Roberto Loureiro – Aplicação das mídias sociais – Caso de Sucesso: Construtora Tecnisa

19h30 – Marcelo Tas – O poder das mídias sociais no relacionamento com seus clientes.