Veículos de Comunicação

Variedades

Da cozinha ao banheiro, aparelhos vão conectar toda a casa

Novos eletrodomésticos podem ser acompanhados à distância e ajustam consumo de energia

Da cozinha ao banheiro, aos poucos toda a casa passará a contar com aparelhos inteligentes, permitindo ajustar o consumo de energia e acompanhamento à distância.

Cédric Hutchings, diretor-geral da empresa Withings, diz que "os aparelhos inteligentes não impõem novas rotinas, pelo contrário, são discretamente inteligentes", acrescentando aos objetos de uso familiar novas possibilidades.

Essa pequena empresa francesa chamou a atenção na CES (Consumer Electronics Show) de Las Vegas, nos Estados Unidos, com aparelhos modestos: balanças, tensiômetros ou aparelhos de vigilância do quarto das crianças, com monitores ou telefones. Os dispositivos transmitem, armazenam e analisam os dados recolhidos, e até no caso do "babá eletrônica", podem ser controlados à distância.

Nos próximos anos, quando os "medidores inteligentes" se tornarem comuns, e o setor tiver entrado em acordo sobre uma ou duas normas gerais para circular informações de um aparelho para o outro, os fabricantes prometem desenvolver aparelhos para evitar os picos de consumo.