Veículos de Comunicação

Variedades

Em Cannes, Paulo Coelho anuncia lançamento de filme colaborativo

"A bruxa experimental" estreia no Festival de Cinema de Roma, em outubro

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou nesta terça-feira (19) em Cannes que o filme “A bruxa experimental” terá sua estreia durante o Festival Internacional de Cinema de Roma, em outubro. Depois, a ideia é que o longa entre em cartaz no circuito comercial, segundo o autor.

O filme é resultado de um projeto colaborativo criado pelo escritor no qual convocou seus leitores a enviarem vídeos inspirados no livro “A bruxa de Portobello”, que seriam então editados em um filme de longa-metragem.

De acordo com Coelho, o projeto recebeu um total de seis mil vídeos, dos quais 15 foram selecionados. A duração total do filme, que foi realizado pela produtora Final Cut, é de 150 minutos. 
 
Ao contrário do que se possa imaginar, o longa não é simplesmente uma colagem de vídeos. De acordo com a produtora Elisabetta Sgarbi, o resultado final é um filme linear.

“Não se trata de um filme experimental, é bem real. A partir dos vídeos enviados da África do Sul, México, Brasil e outros países, conseguimos contar uma história interessante em que é possível ver as diferentes faces da mesma personagem.”

O livro “A bruxa de Portobello”, publicado em 2007, é construído em torno de uma série de depoimentos sobre a mesma personagem. “É o único de meus livros que se adaptaria a um projeto como este”, diz Paulo Coelho.

O escritor afirma que ficou satisfeito com a versão final do filme. “Ficou maravilhoso. O que mais me agradou foi ver o entusiasmo dos leitores e perceber que tinham uma visão muito próxima da minha.” Coelho disse também que não repetiria o projeto.

Apesar disso, três outros romances do escritor estão em fase de produção por estúdios de Hollywood. Na segunda-feira (18), Coelho teve um jantar com Harvey Weinstein, chefão da Miramar, para acertar os detalhes da adaptação de “O alquimista”, prevista para 2010.

“Onze minutos” e “Veronika decide morrer” são outros de seus livros que em breve devem chegar às telas. O primeiro, que será dirigido por Hany Abu-Assad (de “Paradise now”), terá Alice Braga, Mickey Rourke e Vincent Cassel no elenco. Já as filmagens de "Veronika decide morrer" estão concluídas e o lançamento do filme no Brasil é previsto para agosto.