Veículos de Comunicação

Variedades

Escolha o hidratante correto para o verão

Um bom hidratante promete ser seu melhor amigo durante o verão

O calor do verão te faz suar e você acha desagradável ficar toda "melada"? Pois é, mas esse não é o maior problema. A perda de água do corpo pode significar algo bem mais sério. Pele pouco hidratada é sinônimo de envelhecimento precoce e das tão temidas rugas. A partir dos 30 anos não tem jeito, o hidratante passa a ser fundamental. “É nesta idade que a pele começa a sofrer queda dos níveis de colágeno, revelando os primeiros sinais de flacidez", explica a farmacêutica bioquímica Joyce Rodrigues. Por isso, fique atenta neste verão! A estação exige hidratação redobrada por dentro e por fora.

“Abuse de água, suco de frutas e água de coco, além de aplicar todos os dias um bom hidratante que ajude a manter a quantidade de água na pele entre 10% e 30%”, ensina a dermatologista Marcia Linhares.

Um bom hidratante, adequado ao seu tipo de pele, promete ser seu melhor amigo durante o verão. “Para não ficar pegajosa, o ideal são produtos em forma de gel ou séruns”, explica Marcia. “A pele oleosa é a que mais sofre no calor. Durante os dias quentes ela produz mais sebo, aumentando a oleosidade, por isso jamais use cremes, para não causar espinhas”, indica a dermatologista Karla Assed.

Peles mistas, sensíveis e secas também sofrem. Com o ar condicionado muito forte, a pele tende a ficar mais ressecada, o que pode causar vermelhidão, coceira e até escamação. Nestes casos Karla Assed recomenda lavar o rosto de 2 a 3 vezes ao dia, usando sabonete específico para peles mistas, além de fazer uma esfoliação. “Recomendo uma receita caseira: com a pele úmida, aplique uma mistura composta por mel, fubá e um pouco de água. O mel é extremamente hidratante e o grão do fubá esfolia a pele sem agredi-la”, ensina a dermatologista.

No banho, os sabonetes usados devem ser compatíveis com o tipo de pele e a temperatura da água fria ou morna, para evitar o ressecamento. “Existem também hidratantes que, em contato com a água, criam um filme hidratante sobre a pele”, explica Marcia Linhares. Depois da pele limpa e tonificada, é hora de aplicar o hidratante. “Os poros estarão abertos, prontos para receber o cuidado de um óleo de amêndoas ou hidratante que contenha aloe vera, devolvendo a oleosidade natural da pele”, explica a dermatologista Gabriella Vasconcellos, da Clínica Goa Health Club.

Os cremes noturnos também são uma boa opção para quem não quer ficar com aspecto "melado" durante o dia. O chamado "período de reparação", que aumenta a renovação celular, acontece enquanto dormimos e por isso essa é a hora ideal de intensificar o tratamento, desintoxicando e reenergizando a pele para reparar os desgastes do dia-a-dia. "Durante a noite a pele não está exposta ao sol, poluição, ar-condicionado entre outros fatores, por isso conseguimos um melhor resultado e uma produção de colágeno e elastina de melhor qualidade", explica Mika Yamaguchi, farmacêutica da Biotec Dermocosméticos.

Mas, ao acordar, não se esqueça: é preciso higienizar o rosto para que não haja excesso de oleosidade nem acúmulo de produtos que possam prejudicar a performance de outros cosméticos. E recomece todo o processo. Durante todo o verão, não abra mão do hidratante.