Veículos de Comunicação

Variedades

Fácil de levar no carro, torta crocante tem sobras da massa

Torta vira petisco

Bagagens, brinquedos das crianças, animais de estimação… A lista de pertences para levar nas férias é extensa, mas não para por aí. Na hora de decidir o cardápio para o verão na praia ou no campo, algumas questões vêm à mente: como carregar a comida no carro sem fazer sujeira?

E como preservar os alimentos por mais tempo nesse calorão? Pensando nisso tudo, Rita Lobo apresenta, no segundo episódio do especial de verão do "Cozinha Prática", nesta terça-feira (13), às 21h30, uma receita simples de preparar, perfeita para transportar e uma delícia de comer. Essa torta de frango tem recheio cremoso e uma massa versátil que não precisa descansar na geladeira e ainda rende aperitivos com a sobra.

Tempo de preparo: 30 minutos + 15 minutos para o caldo + 40 minutos no forno Rendimento: serve 8 porções Nível de dificuldade: médio

Para cozinhar o frango:

Ingredientes:

1 peito inteiro de frango com pele e osso

1 cenoura grande

1 talo de salsão com folhas

1 cebola grande ou 2 pequenas

3 folhas de louro

5 grãos de pimenta-do-reino

2 cravos-da-índia

3 xícaras (chá) de água

Modo de preparo:

Lave bem e corte em 3 pedaços a cenoura e o salsão. Descasque e corte a cebola em 4 partes. Transfira os legumes para a panela de pressão, junte o frango, a água, as folhas de louro, os cravos-da-índia e os grãos de pimenta. Tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.

Desligue o fogo e, quando a pressão terminar e todo o vapor sair, abra a panela com cuidado. Retire o peito de frango e volte o caldo ao fogo médio, sem tampar a panela. Deixe reduzir mais um pouco, a cerca de 1 xícara (chá).

Enquanto isso, retire e descarte a pele e o osso do frango. Desfie a carne com dois garfos. Se preferir, coloque os pedaços de frango numa batedeira e bata em velocidade baixa, até desfiar toda a carne.

Para fazer o recheio:

Ingredientes:

1 peito de frango cozido e desfiado

1 xícara (chá) de caldo do cozimento

1 cebola

3 dentes de alho

2 tomates

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 gema de ovo (reserve a clara para a montagem)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo: Descasque e pique fino a cebola e o alho. Tire a pele dos tomates (como são apenas 2, descasque com uma faquinha afiada), corte em metades, descarte as sementes e pique em cubos.

Em uma panela, leve a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até dourar. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto. Acrescente os tomates e cozinhe, sem parar de mexer, até formar uma pasta (não precisa ficar lisa).

Adicione o peito de frango desfiado, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Polvilhe com a farinha de trigo, misture e desligue o fogo. Regue com o caldo e misture bem.

Junte a gema e mexa vigorosamente. Volte a panela ao fogo médio e vá mexendo por cerca de 1 minuto até atingir uma consistência grossa – cuidado para não secar. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e reserve.

Como preparar a massa:

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de fermento em pó

200g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm

1 lata de creme de leite com soro

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). De preferência, deixe o creme de leite na geladeira com antecedência (na emergência, coloque no congelador por alguns minutos).

Em uma tigela grande, coloque a farinha com o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa, sem dissolver completamente a manteiga – quanto mais pedaços de manteiga espalhados pela massa, mais crocante ela fica. Junte o creme de leite e amasse apenas para formar uma bolota.

Para a montagem:

Ingredientes:

1 xícara (chá) de queijo gruyère ralado

1 clara de ovo

1 gema para pincelar (opcional)

Divida a massa em três partes. Reserve uma parte para fechar a torta.

Forme uma bola com 2/3 da massa e transfira para uma superfície polvilhada com farinha. Com um rolo, abra a massa num formato arredondado até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma forma de torta de 24cm de diâmetro.

Transfira a massa para a forma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo e desenrolar sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da forma e retire as sobras de massa.

Com um garfo, faça furos no fundo da massa. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha o fundo da forma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.

Retire a massa de torta do forno e, com cuidado, retire o papel-manteiga com os feijões.

Polvilhe o fundo da torta com metade do queijo ralado, cubra com o recheio de frango e polvilhe novamente com o restante do queijo.

Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. No centro da torta, com uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.

Com as sobras de massa, faça bolinhas de cerca de 1,5cm para decorar a torta. Molhe a base de cada bolinha na clara de ovo reservada e distribua por toda a beirada da torta. Se desejar uma aparência mais brilhante, pincele a massa com uma gema de ovo batida com 1 colher (chá) de água.

Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva quente, mas também fica ótima fria.