Veículos de Comunicação

Variedades

Fim da navegação com velocidade reduzida nos celulares

Velocidade reduzida nos celulares pode ressuscitar uso de torpedos

O que parecia ultrapassado nos aparelhos celulares, após o boom do WhatsApp e do Facebook, pode voltar à cena com força total ou, pelo menos, dividir os holofotes com o aplicativo e a rede social, após as operadoras de telefonia anunciarem que vão bloquear a internet do consumidor que atingir o limite da franquia de dados contratada. A mudança vai forçar o cliente a contratar pacotes adicionais de internet, caso ele não queira ficar na mão. Aí é que entra de novo o SMS.

Com o custo menor e a vantagem de poder ser usado em qualquer celular, não somente em smartphones, os torpedos poderão voltar a ser solução ideal para quem não quer gastar mais. As próprias operadoras de telefonia móvel destacam as vantagens dos torpedos, embora afirmem que os pacotes de internet são uma evolução natural dos serviços.

A Oi, por exemplo, oferece um pacote diário no plano pré-pago que permite ao cliente enviar SMS e navegar na web por um preço único, atendendo a pessoa que mantém os dois serviços. Uma dica da operadora, para quem pretende usar torpedos, é que o pacote fechado de envio de mensagens para celulares de qualquer empresa chega a ser 86% mais barato do que o preço do SMS avulso.

Ainda há espaço entre clientes

A TIM acredita que, apesar da popularização dos aplicativos de mensagens instantâneas, ainda há espaço para os torpedos, que são a opção para quem não tem aparelho com acesso à internet ou usuários que não têm o hábito de baixar aplicativos. Mas esclarece que “as empresas de telefonia precisam inovar para atrair os clientes”.

Entre as vantagens do torpedo, citadas pela Vivo, que oferece o serviço desde o lançamento da marca, em 2003, está o envio garantido mesmo quando o telefone celular do destinatário estiver desligado.

A Claro acredita no convívio dos aplicativos gratuitos e do SMS, cabendo ao usuário optar por aquele que for mais útil. “Há um histórico em que as ofertas incluíam só bônus de voz, tornando o uso de SMS caro e dificultando a disseminação do serviço. Mas o cenário mudou, e a Claro passou a incluir o SMS em promoções, tornando o serviço mais acessível”, afirmou a empresa por meio de nota.

Segundo a Nextel, o SMS concorre diretamente com outros serviços de mensagens, que despertam o interesse dos jovem, “mas é ainda bastante valorizado pela base de clientes da operadora”.