Veículos de Comunicação

Variedades

Governo da Índia cogita censura do Google Earth

As autoridades regionais enviarão uma proposta ao governo central indiano

O governo do Estado indiano de Maharashtra anunciou nesta terça-feira (10) que pretende censurar o software Google Earth para evitar ataques terroristas como o que matou 179 pessoas em novembro na capital, Mumbai, de acordo com a agência indiana "Ians".


Segundo o vice-ministro do Interior de Maharashtra, Naseem Khan, as autoridades regionais enviarão uma proposta ao governo central indiano e às agências de inteligência para aplicar esta medida "o mais rápido possível."


O estado de Maharashtra vai procurar medidas legais que permitam censurar as imagens de locais vulneráveis a ataques mostrados por esta ferramenta do Google que, por sua vez, oferece imagens por satélite, mapas e busca geográfica.


O vice-ministro destacou que as autoridades estão preocupadas, desde quando souberam que o comando terrorista que atacou o sul da capital financeira da Índia usou imagens do Google Earth.


Khan afirmou que há cerca de 20 locais que podem ser atacados em Mumbai. Maharashtra e o restante do país podem ser observados com facilidade nos mapas dessa ferramenta.


"Queremos que pelo menos os locais mais visados, como instalações militares, sedes do governo, Câmaras Legislativas, locais de culto, zonas portuárias, píeres e locais semelhantes desapareçam dos mapas por satélite", disse Khan.