Veículos de Comunicação

Variedades

Grande Rio fecha os desfiles da primeira noite com famosos. Entre eles a atriz Susana Vieira

Escola de samba levou o tema `baralhos`para a Marques de Sapucaí

Em busca de seu primeiro título, a Grande Rio fechou a primeira noite de desfiles do Grupo Especial carioca na madrugada desta segunda-feira, 16, com o enredo "A Grande Rio é do baralho!". A escola de Duque de Caxias contou a história da criação e dos símbolos dos baralhos de diversão, do cigano e do tarô.

Sem patrocínio, o carnavalesco Fábio Ricardo transformou objetos simples e baratos em grandes e criativas alegorias. O quarto carro alegórico levou a escultura da cigana Madame Lenormand, cartomante que previu a ascensão e queda de Napoleão Bonaparte. Além da grande escultura, a alegoria foi decorada com tapetes que fazem alusão aos persas.

A comissão de frente da escola, com 33 bailarinos, repetiu um tema que já havia aparecido nos desfiles de São Paulo: a história de Alice no País das Maravilhas, com representações da personagem e da Rainha de Copas.

Priscilla Mota, coreógrafa da ala junto com Rodrigo Neri, deixou a Unidos da Tijuca para desfilar pela Grande Rio este ano. "É um recomeço. É como se fosse desfilar pela primeira vez. Me empenhei muito, deu tudo certo como a gente queria", disse.

Outros destaques ficaram por conta de uma ala toda formada por ciganas, que realizaram um ritual em plena Sapucaí, e de chuvas de papel dourado que caíram sobre os integrantes durante o percurso.

Famosos

À frente da bateria Invocada, reinou a atriz Susana Vieira, de 72 anos, ao lado do promoter David Brazil. Susana conversou com o UOL na concentração do desfile da escola, vestindo uma fantasia com 20 mil pedras, que custou entre R$ 50 e 60 mil.

A atriz, que se autointitula como uma "pessoa do povo", atendeu aos pedidos de fotos, posou com o garis e comentou o fato de ser uma pessoa tão querida pela comunidade da agremiação. "Esse carinho é tudo de bom, é natural e surge do nada. Deus escolhe as pessoas para fazerem os outros felizes", disse ela, que acredita ser a rainha mais famosa depois de Viviane Araújo, do Salgueiro. Ao fim do desfile, ela ainda brincou: "A velhinha deu conta?".

Conhecida pela grande quantidade de artistas que participam de seu desfile, a Grande Rio também trouxe para a avenida Thayla Ayala, Josie Pessoa, Paloma Bernardi, Joana Machado, Rayanne Morais, Renata Frisson (a Mulher Melão) e Antonia Fontenelle, que desfilou com uma gargantilha com as iniciais de seu namorado, Jonathan Costa.

Thayla, que também desfilou como musa da Gaviões da Fiel na madrugada deste domingo, disse estar exausta ao fim do desfile. "Estou exausta. Sem palavras. Foi lindo. Mas estou muito cansada. Desfilei ontem em São Paulo e hoje vim para cá", contou ao UOL.

Apesar de não sofrer com a chuva que caiu sobre a Sapucaí nos desfiles anteriores, a Grande Rio se apresentou já com as arquibancadas começando a se esvaziar e não provocou reação empolgada no público. No último Carnaval, a escola terminou na quarta colocação com um enredo sobre a cidade de Maricá.

Mais cedo, passaram pela Sapucaí Viradouro, Mangueira –que sofreram com a chuva forte e problemas no som–, Mocidade, Vila Isabel e Salgueiro. Nesta segunda-feira, ainda se apresentam São Clemente, Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Imperatriz e Unidos da Tijuca.