Veículos de Comunicação

Variedades

Incidência de raios no Brasil dobra em quatro anos

Foram 3,7 milhões descargas elétricas em 2004, contra 7,5 milhões no ano passado

Um estudo inédito no Brasil concluiu que a incidência de raios em nove estados brasileiros simplesmente dobrou nos últimos quatro anos.

Os relâmpagos são fenômenos que impressionam e destroem. São também carregados de dúvidas e curiosidades. É certo dizer que um raio cai? Segundo os pesquisadores, sim. “Popularmente, a gente pode dizer que um raio cai. Cientificamente não seria correto”, afirmou Osmar Pinto Júnior, pesquisador Inpe.


O fenômeno tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil. Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em nove estados revela que a incidência de raios dobrou em quatro anos. Foram 3,7 milhões descargas elétricas em 2004, contra 7,5 milhões no ano passado.


A pesquisa aponta que a concentração urbana influencia cada vez mais na incidência de raios. Municípios vizinhos, com características geográficas semelhantes, podem ser atingidos de maneiras diferentes, dependendo do número de habitantes.

Prova disso é que a região mais vulnerável é a da Grande São Paulo. Guarulhos e São Caetano do Sul estão nos primeiros lugares do ranking de queda de raios. Aquela história de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar é lenda.

“O raio pode cair diversas vezes num mesmo lugar. E, aqui no Brasil, nós podemos considerar como exemplo o Cristo Redentor, onde caem de dois a cinco raios no cristo por ano”, contou o pesquisador.