Veículos de Comunicação

Viagem De Sabores

Moinho hidráulico de farinha, tradição do século XVI

Guardado com todo esmero, visitei ontem o Museu Moinho em Valdepeñas de Jaén

A farinha de trigo chega ao consumidor final de forma refinada ou integral. O mesmo acontece com o fubá, fininho e outras farinhas à base de grãos. Mas você já parou para pensar nos processos para moer e transformar estes grãos em produtos refinados? Bem, estou na Andaluzia e por aqui comprovei que além de antiquíssimos, estes processos podem ser formidavelmente artesanais.

Guardado com todo esmero, visitei ontem o Museu Moinho em Valdepeñas de Jaén, de propriedade da quarta geração de uma família de padeiros na Andaluzia.

O moinho de farinhas mantém sua estrutura, é movido por água e teve origem no Séc. XVI, mais precisamente no ano de 1.540. E hoje, além de fazer parte de um museu, está em perfeito estado, moendo trigo que se transforma em farinha p/ fazer pães, roscas e biscoitos tradicionais da Andaluzia.

E para finalizar, vale lembrar que estamos em época de pandemia, e alguns lugares da Europa passam a receber visitantes, é o caso desse museu que só abre c/ agendamento, todos devem portar máscaras e manter distanciamento social.

Fique ligado nesta viagem de sabores no Instagram: @chefpaulomachado e @foodsafaris.