Veículos de Comunicação

Variedades

Mostra da Capital celebra a obra cinematográfica de David Cardoso

Estarão em cartaz cinco filmes que marcaram a careira do ator, produtor e diretor de cinema nascido em Maracaju

Celebrando a inauguração da Sala David Cardoso, espaço construído pelo governo do Estado para abrigar o acervo artístico de um dos ícones da cultura sul-mato-grossense, o Museu da Imagem e do Som exibe do dia 19 de outubro (segunda-feira) até o dia 23 a Mostra de Filmes David Cardoso.

Estarão em cartaz cinco filmes que marcaram a careira do ator, produtor e diretor de cinema nascido em Maracaju: A Moreninha (dia 19); 19 Mulheres e 1 Homem (dia 20); Sedução (dia 21); Corpo e Alma de Mulher (dia 22) e Desejo Selvagem (dia 23). As exibições acontecem sempre às 19 horas no MIS, com entrada gratuita.

Sinopses

A Moreninha – 1970 – Amigos de família reúnem-se para um sarau na casa de Carolina (Sônia Braga). Lá, ela vai reencontrar aquele amor dos tempos de criança (David Cardoso), com quem trocou juras de amor e um camafeu, peça fundamental para que eles se reconheçam. Adaptação do livro homônimo de Joaquim Manuel de Macedo.

19 Mulheres e 1 Homem – 1977 – Dezoito universitárias paulistas e uma professora resolvem fazer uma excursão ao Paraguai num ônibus alugado. A viagem é interrompida por cinco criminosos que confinam o grupo numa fazenda do pantanal sul-mato-grossense.

Sedução – 1974 – Dirigido por Fauzi Mansur baseado em obra de Marcos Rey, o filme conta uma história de disputas que envolvem o amor de uma filha de mafiosos.

Corpo e Alma de Mulher – 1983 – Um jovem casal – Rodrigo e Aimée – que se ama profundamente é atingido pela fatalidade: ela sofre um acidente e fica paralítica. Rodrigo a leva para uma fazenda e contrata a competente enfermeira Laura, mulher cheia de segundas intenções, que se aproveita da carência sexual do patrão para seduzi-lo.

Desejo Selvagem – 1979 – A região do Pantanal é o lugar ideal para homens inescrupulosos em busca de fortuna. O piloto Tigre comanda a resistência às desmedidas ambições do violento Malamud.

Memória

A Sala David Cardoso abriga materiais que retratam as obras produzidas ao longo da carreira do “Rei da Pornochanchada”. Cartazes com as fichas técnicas dos filmes dirigidos por ele e filmados em nosso Estado estão dispostos em um livro móvel. Também conta com documentos que marcaram época, fotos célebres e pertences, todos condicionados em grandes expositores.

Para atender pesquisadores, o Arquivo Público Estadual dispõe de outros acervos completos para consulta local. O acervo do artista encontra-se desde 2008 em poder do Arquivo, que higienizou, acondicionou e catalogou toda a obra em um espaço adequado a receber um dos expoentes do cinema nacional.

“Este memorial é um resgate à trajetória cinematográfica de David Cardoso, um dos significativos nomes do nosso Estado. Representa um reconhecimento a seu trabalho e à sua contribuição à sétima arte, afinal ele sempre teve a preocupação de divulgar Mato Grosso do Sul”, lembra Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Serviço

A Mostra de Filmes David Cardoso acontece no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Outras informações pelo telefone 3316-9178. A entrada é franca.