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?MS em Letras? vai capacitar gestores de cultura e educação para criação de Planos de Livro e Leitur

O encontro terá dois grandes eixos temáticos

O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado, em âmbito federal, estadual e municipal e da sociedade. A partir dessa iniciativa, o Ministério da Cultura, o Ministério da Educação e o Plano Nacional do Livro e Leitura, em parceria com o Instituto Pró-Livro, lançaram o programa “O livro e a leitura nos estados e municípios”, a fim de mobilizar, capacitar e assessorar Prefeituras e Secretarias de Educação e de Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.

Em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado trabalha para criar, no primeiro semestre de 2010, o Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL) e, ao mesmo tempo, fomentar a criação de Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLLs).       A Secretaria de Estado de Educação (Sed), em parceria com a Fundação de Cultura (FCMS), e com apoio da Abril Educação, realizará entre os dias 7 e 9 de abril, em Bonito, o “MS em Letras – I Encontro Estadual do Livro e Leitura”, com objetivo de investir tanto na formação nos agentes de leitura – professores, diretores, coordenadores, técnicos da Secretaria de Estado de Educação e funcionários de bibliotecas públicas – como em ações necessárias para conversão de projetos e programas já existentes em políticas de estado.

O encontro terá dois grandes eixos temáticos.

No Eixo 1, Galeno Amorin, consultor de políticas públicas do livro e leitura da Organização dos Estados Ibero-Amaricanos (OEI), subsidiará secretários de Educação e de Cultura – estaduais e municipais – com foco no diagnóstico, discussão e elaboração dos Planos Municipais e Estadual de Livro e Leitura.

No Eixo 2, Marisa Lajolo, doutora pela Brown University, USA, atuante nas áreas da leitura, literatura infantil e juvenil, subsidiará diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas estaduais com foco na capacitação a respeito de projetos de incentivo à leitura.