Veículos de Comunicação

Variedades

Nasce bebê de 6,1 kg no Rio Grande do Sul

A criança passa bem, mas apresenta uma pequena cardiopatia em decorrência do peso acima do normal

Uma menina de 6,1 quilos e 56 centímetros nasceu na tarde da última quinta-feira (5), no Hospital de Caridade de Alecrim, cidade gaúcha na fronteira do Brasil com a Argentina.

Luana Cleci Lichkoviski foi transferida para um hospital em Santa Rosa (RS) no mesmo dia. Neste domingo (8), o bebê foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Porto Alegre, onde segue internado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Alecrim.

A secretaria informou ainda que a mãe já recebeu alta médica e está em casa, na zona rural de Alecrim. Ela deve ser levada para Porto Alegre nesta quarta-feira (11), quando deve começar a amamentar a filha.

De acordo com Jorge Leandro Krechowiecki, secretário de Saúde de Alecrim, a criança passa bem, mas apresenta uma pequena cardiopatia em decorrência do peso acima do normal. "Ainda não temos um retorno técnico da Santa Casa de Porto Alegre, mas o quadro de saúde do bebê é estável e só está internado para acompanhamento. A menina irá para casa assim que estiver mais forte e respirando melhor".

A mãe, a agricultora Maria da Cruz da Silva, 40 anos, tem outros cinco filhos. "Todos foram de parto normal. Apenas neste caso, após a ecografia realizada três dias antes do parto é que foi descoberto o tamanho do bebê", disse Jorge Leandro.

MANDICOCA

O médico que realizou o parto, Paulo Dorneles, disse que a alimentação da mãe pode ter relação com o tamanho da criança. "As pessoas comem muito amido, muita batata e mandioca aqui na região. Isso poderia ser um fator para a criança crescer um pouquinho, mas não explicaria esse tamanho todo".