Veículos de Comunicação

Variedades

Natalie Portman e Colin Firth são consagrados no Oscar 2011

O Brasil vai ter que esperar uma outra edição do Oscar para enfim levar uma estatueta para casa

Exatamente como esperavam os jornalistas, Natalie Portman e Colin Firth arrebataram os principais prêmios de interpretação nesta que é maior festa do cinema mundial – e aconteceu neste domingo (27), no Kodak Theatre, em Los Angeles (EUA).

Natalie arrebatou o prêmio por sua atuação em Cisne Negro. A atriz já havia recebido um Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores Americanos por seu desempenho no longa-metragem. Seria mesmo uma “zebra” se outra pessoa tirasse a estatueta das mãos da israelense.

No filme, Natalie dá vida a Nina, uma bailarina clássica com técnica apurada, mas que é desafiada pelos papeis que terá que realizar em O Lago dos Cisnes. Ela deverá fazer o papel de cisne branco, a delicada princesa aprisionada, bem como o de cisne negro, sua sedutora e perigosa irmã.

Nina, recatada e pressionada pela mãe Erica (Barbara Hershey), tem que desenvolver a sensualidade necessária para não desapontar a si mesma ou a Thomas Leroy (Vincent Cassel), o diretor da companhia de dança.

Vencedor de Melhor Ator, Colin Firth levou a estatueta por conta de sua atuação em O Discurso do Rei. Ele também já havia sido agraciado por esse papel em outras premiações – o Globo de Ouro e o Bafta, no caso. Mais uma vez, era pouco esperado que alguém levasse o título em seu lugar.

No filme, ele é o Príncipe George, segundo na sucessão do trono da Grã-Bretanha. Quando seu irmão, Edward, desiste do trono para se casar com uma plebeia, George torna-se rei.

Ele precisa falar ao país, que entrava na Segunda Guerra Mundial, mas enfrenta um grave problema de gagueira. O longa mostra a história de superação do monarca, que transita entre a arrogância do nobre e a humanidade do homem com deficiência.

Com a estatueta para Colin, O Discurso do Rei foi o grande vencedor desta 83ª edição do Oscar. Ao todo, o longa-metragem arrebatou quatro das mais importantes categorias da cerimônia – Melhor Diretor, para Tom Hooper; Melhor Filme; Melhor Roteiro Original além do prêmio de Melhor Ator.

O Discurso do Rei foi o filme que concorreu em mais categorias nesta edição do Oscar, disputou 12 estatuetas. Atrás dele vinha o longa Bravura Indômita, que saiu de mãos abanando da cerimônia, sem um Oscar sequer.

Cisne Negro, o filme com Natalie Portman, concorreu a cinco estatuetas. Fechou a noite apenas com o prêmio para a Melhor Atriz, mesmo.