Veículos de Comunicação

Variedades

Número de cobras cresce com calor, adverte Instituto Vital Brazil

Orgão diz que estação é ideal para nascimento de bichos peçonhentos.

Se tem quem goste do calor ultrapassando os 40 graus quase todo dia no Rio são as cobras, aranhas e escorpiões. Segundo o Instituto Vital Brazil (IVB), no verão aumenta o número dos animais peçonhentos.

A explicação do Instituto Vital Brazil, órgão da Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, é de que o verão é a estação ideal para que as serpentes tenham seus filhotes. E, por serem pequenos e em maior número do que os adultos, os filhotes representam um risco extra, pois são mais difíceis de serem notados.

 

 

 
Parte das cobras que o IVB recebeu em janeiro, vindas do Ibama de MG (Foto: Divulgação/IVB)
 

O IVB explica que as fêmeas, em geral, engravidam no fim do inverno, e os filhotes costumam nascer em épocas de muito calor e alta umidade. Dependendo da espécie, cada animal pode ter até 50 crias, como é o caso da jararacaçu, 16 vezes mais venenoso do que outras serpentes. E, segundo o instiituto, mesmo os filhotes já têm o veneno capaz de provocar danos à saúde.

 

O veneno

Os sintomas de quem sofre um acidente com serpente variam de acordo com a espécie da cobra. De acordo com Cláudio Machado, biólogo do Vital Brazil, o acidentado pode sentir dor, inchaço ou pode ter hemorragia e até necrose.

“O importante é que, após ser picada, a pessoa procure ajuda médica o mais rápido possível e lave o local com água e sabão. Não se deve fazer, de jeito nenhum, garrotes e cortes no local da picada”, explica Cláudio.

O Instituto Vital Brazil recebeu 96 cobras do Ibama em Minas Gerais na última semana de janeiro.  Os filhotes estão expostos no circuito de visitação do instituto. Quem quiser assistir a uma extração pública de veneno das serpentes, pode visitar o Vital Brazil nas sextas-feiras, às 10h. A entrada é gratuita e não é preciso fazer inscrição prévia. .

O Instituto Vital Brazil é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil.