Veículos de Comunicação

Variedades

ProJovem inicia aulas para mil alunos

A qualificação oferecida pelo Programa é direcionada para jovens de 18 a 29 anos

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) iniciou na última semana as aulas dos cursos de qualificação profissional que serão ministrados em Três Lagoas. Na aula inaugural de quinta-feira (16), os mil jovens inscritos receberam esclarecimentos sobre os cursos, os objetivos do Programa e deram início a qualificação. O encontro teve a participação da diretora do Departamento de Trabalho, Mara Carrara, e da coordenadora da Fundação Biótica, Elair Ferreira dos Santos. A Fundação é responsável pela execução dos cursos profissionalizantes.
A qualificação oferecida pelo Programa é direcionada para jovens de 18 a 29 anos, que podem optar pelos seguintes cursos: Administração, Alimentação, Comunicação, Marketing Social, Metalmecânica, Telemática, Turismo e Hospitalidade. As aulas são ministradas de segunda-feira a sábado, na Escola Êxitos, localizada na Rua Bruno Garcia, 1401, bairro Colinos, em frente à Vila Vicentina.

ProJovem

O governo Federal lançou em 2005 a Política Nacional de Juventude, que compreendeu, além da criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, o desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – ProJovem.
No final de 2008, a prefeita Simone Tebet (PMDB), juntamente com o governador André Puccinelli (PMDB), assinou o termo de adesão ao convênio ProJovem.
Os jovens, participantes do Programa, recebem um atendimento especial para sua formação profissional, através de cursos com duração média de 450 horas/aulas. Também é fornecido um auxílio financeiro no valor de R$ 600,00 – disponibilizado em seis parcelas de R$ 100,00.
Para o jovem que participar do processo de qualificação, o ingresso ao mercado de trabalho fica mais assegurado, pois uma das exigências do Programa é de que pelo menos 30% dos jovens qualificados sejam inseridos no mercado.
Como exigência do Programa, o jovem que participar dos cursos de qualificação não deve possuir qualquer vínculo empregatício no mercado de trabalho.