Veículos de Comunicação

Variedades

Queda de cabelo pode estar relacionada ao cigarro, diz dermatologista

Estudos mostram que mais da metade dos fumantes se queixam da perda dos fios

Apesar de não haver dados oficiais que comprovem a relação do cigarro com a queda de cabelo, estudos comprovam que mais da metade dos fumantes se queixam da perda dos fios. De acordo com o dermatologista e tricologista (especialista em assuntos relacionados ao cabelo) Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, existe uma relação do fumo com a o fluxo sanguíneo e isso pode acelerar a queda capilar.

– O cigarro faz com que as artérias fiquem mais fechadas e diminui a circulação sanguínea. Portanto, a alimentação dos cabelos fica prejudicada,e o couro cabeludo fica impossibilitado de nutrir os fios por completo.

Bedin ainda explica que, como a nicotina estreita a passagem de sangue, que é o condutor dos nutrientes para os cabelos, pode haver a queda dos fios.

– Se a pessoa parar de fumar, provavelmente haverá uma diminuição dessa queda, pois o fluxo sanguíneo voltará a se estabelecer. Mas é importante que a pessoa não tenha fumado por muitos anos. Após ter passado um ano como fumante, já é possível identificar os efeitos nocivos da nicotina nos cabelos.

Segundo o tricologista, a falta de oxigenação tambem pode causar atrofias e até tumores no couro cabeludo.

– Quem é fumante e tem disposição à calvície deve ficar ainda mais atento, pois a queda de cabelo pode ser pior por causa da soma desses dois agravantes.