Veículos de Comunicação

Variedades

Renato Aragão chega aos 80 anos sem planos de parar

Humorista disse que se preocupa em renovar seu repertório

O humorista Renato Aragão completou ontem 80 anos de vida –mais de 50 deles trabalhando para divertir. “É mais um ano de aventuras. Eu deveria me sentir um senhor de 80 anos, mas não me sinto, não. A idade não pesa”, diz Renato Aragão.

Está claro que ele não sente o tempo passar e ainda se arrisca em terrenos desconhecidos. No fim do ano passado, estreou no teatro. “Eu jamais achei que faria uma peça e estou aqui em cartaz com os “Saltimbancos Trapalhões”, no Rio.” Falta fazer alguma coisa? “Acho que não”, avalia, rindo.

O espetáculo não tem previsão de chegar a São Paulo, mas ele diz que está aberto a convites. Por enquanto, a sua prioridade é a televisão.
“Eu gostei de fazer teatro, foi uma experiência maravilhosa, mas minha praia é a TV e o cinema, com os telefilmes e os meus seriados”, conta Aragão.

Ele ainda não fechou o que fará na Globo ao longo do ano, mas deve continuar com atrações como a série “Acampamento de Férias”. Dos anos ao lado de Dedé, Mussum e Zacarias, ele resume: “Ficaram três gerações que nos viram e sei que deixei um bom exemplo”.

O humorista afirma que não parou para refletir sobre a vida em seu aniversário de 80 anos, mas conta o que aprendeu com a experiência. “Os erros do passado não podem ser mudados. Por isso, o importante é viver o presente intensamente, porque só assim se constrói um futuro melhor”, diz Aragão, que não pensa em aposentadoria tão cedo.

“Eu não posso dizer que vou me aposentar. E se daqui a dez anos eu ainda tiver vontade trabalhar?”, conta. Ele também afirma que não se preocupa em renovar seu repertório. “Não tem piada velha, tem piada boa, que atravessa o tempo.”