Veículos de Comunicação

Variedades

Saúde Animal - Medicina Preventiva

A idéia de prevenir ao invés de remediar é muito antiga e muito eficaz

A Medicina Preventiva não só é importante para os seres humanos, mas necessária para manter a saúde dos seus animais de estimação. A idéia de prevenir ao invés de remediar é muito antiga e muito eficaz!

O VETERINÁRIO

O ponto de partida é uma conversa franca com o Veterinário de sua confiança. Ele vai lhe explicar as necessidades de vacinas, a alimentação mais adequada, a importância do combate aos vermes, fazer exames que podem detectar problemas, e também dar orientações relativas à raça do seu bichinho, como doenças de fundo genético que já foram estudadas pelos pesquisadores.

O COMBATE AOS PARASITAS

Muitas vezes o animal não se desenvolve adequadamente por causa dos parasitas que sugam boa parte dos nutrientes do seu corpo. É necessário, por exemplo, fazer o controle de parasitas internos e externos (pulgas, carrapatos, … ).

A vermifugação livra o animal de vermes que podem deixar o pêlo quebradiço e sem brilho, causar fraqueza e até levar à morte, além de poder contaminar o dono e sua família.

A VACINAÇÃO

Assim como nas crianças a vacinação dos filhotes é sem dúvida nem uma um dos pontos chaves para manter a saúde do seu animal de estimação. A imunização previne o contágio de doenças infecto-contagiosas e viroses que muitas vezes podem ser fatais.

O ADESTRAMENTO

Se você não dá importância para o correto adestramento saiba que ele desenvolve a capacidade de temperamento de cada raça e é o ponto de equilíbrio da convivência harmoniosa entre proprietários e animais.

A ALIMENTAÇÃO

Os cuidados com a alimentação ajudam a manter a saúde porque há rações que podem prevenir a formação de cálculos renais em gatos, por exemplo. Há outros tipos de rações especiais para os animais que tem diabetes, insuficiência renal ou cardíaca.

OS CUIDADOS

A hora do banho é um momento em que o dono precisa evitar que a água entre no ouvido e cause uma otite; o tipo de piso do chão previne quedas, acidentes e doenças nos ossos; o tamanho certo do canil e da área para brincadeiras é responsável por manter o animal equilibrado emocionalmente.

OS EXERCÍCIOS

As atividades físicas também são recomendadas mas, para evitar lesões, devem seguir determinados cuidados conforme a idade, a raça e a estrutura óssea e articular do animal.  Se o seu bichinho de estimação for um atleta ele vai precisar de alguns suplementos para a reposição de nutrientes; se ele tiver tendências às doenças articulares pode melhorar com exercícios e uma suplementação alimentar.

A GERIATRIA

Caso o seu cachorro seja de raça grande ou gigante precisa receber cuidados geriátricos a partir dos 6 anos de idade; se for de raça média após os 7 anos e de raça pequena ou mini após os 8. É importante fazer check up: a cada 6 meses exames completos de sangue e pelo menos uma vez por ano raio x e ultrassom.

DICA: É importante saber que os cuidados com a saúde do seu animal aumentam a expectativa e a qualidade de vida dele!