Veículos de Comunicação

Variedades

Transplante raro deixa paciente do Incor com dois corações

O paciente também sofria de hipertensão pulmonar e, por isso, a cirurgia rara precisou ser executada

Os médicos do InCor (Instituto do Coração) de São Paulo realizaram na noite de quarta-feira (04/03) um transplante raro. O paciente saiu da sala de cirurgia com dois corações. O antigo vai alimentar os pulmões, enquanto o novo ficará com a função de bombear o sangue para o resto do corpo. As informações são do SPTV, da Rede Globo.

O homem que está recebendo o coração tem 53 anos e estava internado na UTI há dois meses. Ele precisava da ajuda de aparelhos para respirar e fazer o sangue circular pelo corpo. Nos últimos 10 anos, ele desenvolveu uma doença chamada miocardiopatia dilatada, que é quando o músculo do coração aumenta de tamanho e perde a força para bombear o sangue.

O paciente também sofria de hipertensão pulmonar e, por isso, a cirurgia rara para ficar com dois corações ligados por tubos precisou ser executada. O coração antigo não foi retirado já que ele vai garantir o funcionamento dos pulmões hipertensos.

Com o tempo, o órgão transplantado deve assumir todas as funções e, com isso, o coração antigo será retirado. A expectativa é que esse processo leve seis meses.

O doador é um jovem de 26 anos que morreu em um acidente de moto em Sorocaba, no interior de São Paulo. A família doou os órgãos e o coração chegou de helicóptero ao hospital. Em 30 anos, essa é a sexta vez que uma cirurgia desse tipo é realizada no InCor.