Veículos de Comunicação

Variedades

Unidades de Saúde devem abrir neste sábado para vacinar população contra H1N1

Em 2009, quando surgiu a pandemia, foram notificados no Estado 366 casos da doença

O Ministério da Saúde, em acordo com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), recomenda que todos os estados e municípios mantenham os postos de vacinação abertos no sábado (24) para reforçar a estratégia de vacinação contra a gripe influenza H1N1.

De acordo com o novo calendário divulgado na segunda-feira (19), a Campanha de Vacinação de Idosos contra a gripe comum terá início no próximo sábado apenas nos estados das regiões Norte e Sul. Nas demais regiões, a vacinação de maiores de 60 anos contra a gripe comum se dará a partir de 8 de maio. 

Já em relação ao H1N1, aqueles que tiverem doenças crônicas (incluindo os maiores de 60 anos), bem como os demais públicos-alvo da terceira etapa da campanha de vacinação, estão convocados para tomar a vacina contra o H1N1 também no sábado.

A abertura dos postos de saúde é importante principalmente para os que têm dificuldade de se vacinar nos dias úteis da semana.

 

Pesquisa do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra a gripe H1N1, realizada de 7 a 10 de abril entrevistou, por telefone, 1.504 pessoas em todo o país, mantendo a proporção de pessoas por região, sexo, idade e renda constatou que:

40% dos entrevistados alegaram falta de tempo para ir à uma unidade de saúde;
O medo de reação aparece em somente 7% da população;
Apenas 3% dos entrevistados dizem que não querem ser imunizados.
 

Com a recomendação, no próximo sábado (24), serão vacinados os seguintes públicos-alvo:

 

Estados das regiões Norte e Sul

 

Contra a gripe comum:

– Maiores de 60 anos

 Contra a gripe H1N1:

– Gestantes

– Portadores de doenças crônicas de qualquer idade (incluindo maiores de 60 anos)

– Crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos

– Jovens de 20 a 29 anos

 

Estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste

 

Apenas contra a gripe H1N1:

– Gestantes

– Portadores de doenças crônicas de qualquer idade (incluindo maiores de 60 anos)

– Crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos

– Jovens de 20 a 29 anos

 

Nos estados das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, a Campanha de Vacinação dos Idosos contra a gripe comum terá início apenas no dia 8 de maio.  Os maiores de 60 anos com doenças crônicas podem optar por aguardar até o dia 8 para tomar as duas vacinas ao mesmo tempo. Se preferirem, também podem se imunizar contra a gripe H1N1 a partir deste sábado (24). Neste caso, terão que voltar ao posto de saúde após o dia 8 para a outra vacina.

 

Ao todo o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.

 

Mato Grosso do Sul

 

Até o momento, estão imunizados 426.950 ou 35,95% dos 1.187.407 sul-mato-grossenses que se enquadram em um dos cinco grupos prioritários para tomarem a vacina.

Casos em MS

       

Em 2009, quando surgiu a pandemia, foram notificados no Estado 366 casos da doença. Desse total, houve 18 óbitos, 74 confirmações, 187 casos foram descartados, 27 confirmados como gripe comum e 78 suspeitos cujos exames a Secretaria de Estado de Saúde ainda aguarda o resultado.

 

Este ano, até o momento, foram notificados seis casos de gripe A H1N1 onde quatro já foram descartados e dois estão sob investigação.